A maior mentira da internet…e você já “participou” dela…

A maior mentira da internet…e você já “participou” dela…

19 de fevereiro de 2021 0 Por Carlos Trentini
Clique aqui ou no link na postagem para acessar o site.

Você sabe qual é a maior mentira da internet e da informática em geral?

É quando você marca aquela “caixinha”, onde está escrito “Eu li e concordo com os termos de serviço”…quem nunca, afinal?!

Para tentar reverter, ou pelo menos facilitar a vida, de quem vive no NNF (“Next, Next, Finish”), uns gringos bem legais criaram um site em 2012 que, literalmente, resume tudo o que está nos contratos ao que interessa. Esse site/serviço (gratuito) é o “ToS;DR”, “Terms of Service; Didn’t Read” (ou “Termos de Serviço; Não Li”).

Exemplo do ToS;DR – DuckDuckGo

Neste site, o funcionamento é simples: basta colocar o nome da empresa ou serviço e ele dirá, com base no contrato/termos de serviço atuais, qual o ranking dele (de “F” – o pior – a “A” – melhor). Quanto melhor o serviço no ranking, melhor sua privacidade. Ah, e também disponibilizam uma API caso queira consultar através de alguma aplicação sua.

Exemplo do ToS;DR – Facebook

Ele só lista no momento serviços de fora do Brasil (visto também que os contratos são nebulosos por aqui), mas já é de grande ajuda. Dá para ver, claramente e sem rodeios, as “mutretas” nos contratos do Google e Facebook, por exemplo.

Fica a dica. Abraço e até a próxima.