De volta ao Linux…graças a Deus!

De volta ao Linux…graças a Deus!

8 de maio de 2021 0 Por Carlos Trentini

Fala pessoal! Tudo bem com vocês?

Seguinte…já estava de saco cheio do Microsoft Windows…principalmente o Windows 10, me deixou na mão várias vezes nos últimos anos (principalmente em 2020), me causando vários problemas, inclusive perda de arquivos (recuperados via backup).

Com as últimas atualizações, indecisões e cagadas da Microsoft sobre o sistema, resolvi voltar de vez para o Linux, dando o último tiro de misericórdia no bendito Ruindows.

O escolhido foi o Pop!_OS. Simples, rápido e eficiente. Com uma série de otimizações que sistemas como o Ubuntu e Mint deveriam ter ou tem de alguma forma mal implementada (ambos, por exemplo, tem um sério problema de screen tearing no vídeo onboard Intel do meu notebook, coisa que no Pop!_OS não tenho). A alternância das placas de vídeo também funciona perfeitamente (troca entre a Intel integrada e a Nvidia dedicada). No geral, o sistema é muito responsivo.

Apenas um software (Tryd) que é bem específico e terei que encontrar uma alternativa. Muito provavelmente irei utilizar a versão em HTML5 fornecida pelo banco, já que para utilizar tenho que estar sempre online de qualquer forma.

Não tenho jogado muito ultimamente, mas boa parte da minha biblioteca está disponível para Linux (mais de 60% dos títulos). E, mesmo o que não está, roda de qualquer forma via Lutris, caso precise. Então, quanto a isso, tranquilo.

A diferença de responsividade, segurança e produtividade compensa a mudança (pelo menos para mim).

Espero em breve colocar alguns vídeos e tutoriais (rápidos) de alterações no sistema, dicas e etc.

Abraço a todos e até a próxima.