Anúncios ocultos podem drenar bateria e dados de seu smartphone

Os golpistas estão evoluindo suas táticas. De acordo com o BuzzFeed, um novo esquema de fraude em publicidade online permite que anúncios em vídeo ocultos e embutidos em apps drenem a bateria e dados de smartphones Android, além de desviar renda de anunciantes legítimos e até mesmo dos próprios desenvolvedores dos apps.

O esquema foi descoberto pela Protected Media, uma empresa especializada em detecção de fraudes. Eles descobriram que os golpistas compravam espaços baratos para exibir banners estáticos (apenas imagens) em apps, mas atrás deles escondiam anúncios em vídeo muito mais lucrativos.

Estes anúncios não são visíveis de forma alguma, mas ainda assim podem resultar em um consumo significativo de bateria e quota de dados. E mesmo ocultos, eles ainda são registrados como entregues e vistos.

Como resultado, os desenvolvedores dos apps são pagos apenas pelos banners estáticos, enquanto os golpistas ficavam com renda maior vinda dos anúncios em vídeo. Esta não é a única preocupação, como disse um desenvolvedor independente ao BuzzFeed: “Eu nem penso no fato de que estão me roubando. O que me preocupo é com eles manchando a reputação de meu app”.

1654213.v1
Este diagrama detalha o funcionamento do golpe / © Diversify

Aparentemente este tipo de fraude é bem conhecido na indústria, que se refere a ele como “in-banner video ads” (anúncios de vídeo dentro de um banner). Acredita-se que o equivalente a “dezenas de milhares de dólares” em anúncios fraudulentos são exibidos todos os meses.

Uma das empresas identificada como parte do esquema pela Protected Media e o BuzzFeed é a Aniview e sua subsidiária, OutStream Media. Entretanto Alon Carmel, CEO da Aniview, disse aos jornalistas que sua plataforma opera no sistema “self-service” e que “não participa com consentimento de nenhuma atividade fradulenta”. Ele também afirmou que sua equipe vem tentando parar a atividade dos golpistas desde que foram contatados pela Protected Media.

O que você pode fazer?

Se você notar que um app parece estar consumindo dados ou bateria demais, uma das melhores coisas que pode fazer é contatar o desenvolvedor do app. Como mencionamos, ele provavelmente não vai querer que a reputação de seu app seja manchada se anúncios em vídeo estiverem rodando em segundo plano. E se um app não necessita de acesso à internet, você sempre pode usá-lo no modo avião.

Você já encontrou algum app que drena bateria ou dados rápido demais? Acha que seus anúncios foram sequestrados? Deixe sua opinião nos comentários.
 

via Notícias do Android + Análises de Apps – AndroidPIT

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *