Falha em certificado da Ericsson causa apagão em celulares de 11 países

Tudo sobre

Ericsson


Um certificado expirado e não atualizado pela Ericsson foi a causa de um grande apagão em milhões de celulares em 11 países. A falha durou diversas horas ao longo desta quinta-feira (6), atingindo principalmente o Reino Unido e o Japão, onde usuários de smartphones se viram incapazes de fazer ligações, mandar mensagens de texto e usar a internet 4G.

Inicialmente, a falha foi atribuída a problemas na rede da gigante japonesa Softbank, mas quando o problema começou a se alastrar também pela Europa, ficou claro se tratar de algo mais sério. Pelo menos meia dúzia de operadoras de telefonia em todo o globo, incluindo nomes como O2, Sky Mobile, Telefonica e Tesco, sofreram os reflexos da falha que, de acordo com a Ericsson, poderia ser totalmente evitada com a atualização do certificado.

Não foi o que aconteceu, entretanto, com a empresa admitindo a falta de manutenção em seus sistemas. Em comunicado, ela disse ter agido o mais rápido possível para reparar a falha e que o software defeituoso responsável por todo o problema já foi retirado do ar e substituído por um novo, plenamente funcional. Uma análise posterior vai revelar se foi apenas isso ou se outras questões também acabaram envolvidas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A ideia, entretanto, é que agora tudo esteja funcionando de acordo, com a Ericsson empenhada em atender aos consumidores atingidos e resolver eventuais falhas residuais que tenham permanecido. Os problemas imediatos já foram deixados para trás e a maioria dos afetados já pode continuar a usar os smartphones e redes normalmente.

Além da interrupção no funcionamento de celulares, o apagão também gerou problemas no transporte público de Londres, com as tabelas de horário deixando de funcionar, enquanto unidades de saúde, varejistas e outros serviços ficaram sem comunicação em seus sistemas, impedindo, por exemplo, o registro de pacientes e a realização de alguns pagamentos por meios eletrônicos. Em alguns casos, empresas e usuários tiveram de recorrer a redes 3G, que permaneceram funcionando durante toda a falha.

Certificados desse tipo são necessários para garantir a autenticidade e segurança de redes, sistemas e aplicações, que são assinadas eletronicamente. O fim da validade de um documento desse tipo normalmente resulta em falhas desse tipo, que muitas vezes exigem uma atualização manual em todos os nós de uma rede, provavelmente o caso da Ericsson com a falha ocorrida nesta semana.

Fonte: Ericsson, The Register

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *