Cimon é o robô com IA que vai ajudar astronautas na Estação Espacial

Sempre que falamos de uma inteligência artificial em uma nave espacial para auxiliar seus tripulantes, é inevitável pensarmos no filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, que tinha como vilão o malvado HAL-9000, que controlava toda a espaçonave e tinha um ódio peculiar pelos humanos.

Porém, não é nada disso que acontece no caso do Cimon, um simpático robô com inteligência artificial que habita, agora, a Estação Espacial Internacional (ISS). Trata-se, mais exatamente, de uma esfera robótica fabricada com o uso de impressoras 3D e que vai ajudar a testar a interação entre humanos e máquinas no espaço.

O Cimon, que apresenta uma face amigável em sua telinha, fica flutuando pela ISS pronto para auxiliar os tripulantes com suas dúvidas. A Agência Espacial Europeia divulgou um vídeo que mostra o funcionamento do robô – descrito por ela como um “sistema móvel e autônomo de assistência”. Ele interage com o astronauta alemão Alexander Gerst e responde a perguntas e comandos de voz. Quando não consegue solucionar algo, ele diz “me desculpe, sou apenas um robô, não conheço tudo que você diz”.

VIDEO

Criado com a inteligência artificial da IBM, o Watson, Cimon é capaz até de tocar a música favorita do astronauta. O robô foi fabricado pela Airbus juntamente com o Centro Aeroespacial Alemão. Ele usa 12 ventiladores internos, que permitem que ele se mova em várias direções enquanto flutua nas condições de microgravidade do espaço. Ele pode exibir instruções na tela, capturar vídeo, reproduzir música e até procurar objetos a bordo.

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *