CFO e filha do fundador da Huawei é presa no Canadá após trégua entre EUA e China

De acordo com a Reuters e com o The Globe and Mail, prisão aconteceu a pedido do governo norte-americano por supostas violações de sanções contra Irã


A executiva Meng Wanzhou, diretora financeira (CFO) da Huawei e filha do fundador da gigante chinesa, Ren Zhengfei, foi presa nesta semana em Vancouver, no Canadá, e deve ser extraditada em breve para os Estados Unidos, de acordo com informações da Reuters.

Segundo a agência de notícias, a prisão da Meng teria acontecido a pedido do governo dos EUA. O jornal canadense The Globe and Mail diz que a prisão aconteceu por suspeitas de violação de sanções dos EUA contra o Irã – uma audiência sobre o caso está agendada para amanhã, 7/12. 

Revelada na noite desta quarta-feira, 5/12, a prisão da executiva aconteceu no sábado, 1/12, conforme um porta-voz do Departamento de Justiça dos EUA. No mesmo dia, no encontro do G20 na Argentina, os presidentes de EUA e China, Donald Trump e Xi Jinping, respectivamente, anunciaram uma trégua na guerra comercial travada entre os países.

Posição da Huawei

Em um comunicado enviado ao The Globe and Mail sobre o caso, a Huawei afirma ter recebido poucas informações sobre as acusações e alega não ter conhecimento de nenhuma infração cometida pela executiva. 

A companhia ainda diz que acreditar em uma conclusão justa por parte dos sistemas legais dos EUA e Canadá e destaca “cumprir todas as leis e regulamentações aplicáveis nos locais em que opera, incluindo controles de exportação e sanções aplicáveis”.

Segunda maior fabricante de smartphones do mundo, atrás apenas da Samsung, a Huawei é alvo de preocupação do governo dos EUA há algum tempo já, com agências como FBI e CIA tendo recomendado no início deste ano que os cidadãos americanos não comprassem produtos da empresa chinesa por suspeitas de espionagem.

via IDG Now!

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *