Seagate anuncia primeiro disco rígido com 16 TB do mundo

A Seagate anunciou nesta semana o primeiro disco rígido do mundo com 16 TB de capacidade. O novo Exos possui chassis de 3,5 polegadas e, além do alto armazenamento, faz uso da tecnologia proprietária da fabricante norte-americana, chamada “HAMR” (sigla para “heat-assisted magnetic recording”, ou simplesmente “gravação magnética com auxílio de calor”). Não há, contudo, informações sobre a disponibilidade do disco rígido no varejo.

A Seagate vinha realizando testes com versões pré-lançamento do Exos em ambientes corporativos a fim de aferir a sua capacidade de “plug and play” e ressaltando a facilidade de usá-lo sem a necessidade de alterar a arquitetura de um data center.

O Seagate Exos HAMR é o maior disco rígido do mundo, com 16 TB de capacidade de armazenamento em um chassis de 3,5 polegadas (Imagem: Divulgação/Seagate)

No blog da empresa, o diretor sênior da gestão de produtos para empresas da Seagate, Jason Feist, detalhou um pouco do funcionamento da tecnologia HAMR. Ele explica que trata-se de um novo tipo de leitura magnética disponível em cada disco e que permite aos pedaços de dados ficarem ainda menores e mais compactos do que nunca, sem perder a estabilidade e integridade magnética. Um pequeno diodo a laser acoplado a cada linha de gravação aquece uma porção pequena do disco, o que por sua vez permite que a gravação reverta a polaridade magnética de cada pedaço e, finalmente, escreva os dados a serem armazenados.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“A Seagate começou a rodar unidades pré-lançamento do Exos HAMR por todos os espectros de testes de benchmark usados na preparação e otimização de discos rígidos antes de sua disponibilização. Nossos testes comprovaram a sua compatibilidade para com os sistemas empresariais onde eles vêm sendo usados hoje. Nenhuma mudança sistêmica é necessária para rodar os discos HAMR nessas avaliações, ou mesmo para entregá-los em ambientes dos clientes”, diz o executivo.

Com esse lançamento para o setor corporativo, a Seagate espera criar produtos de alto armazenamento, possivelmente de até 20 TB, para o ano de 2020.

Fonte: Seagate Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *