Intel e Hoobox Robotics testam cadeira de rodas controlada por expressão facial

Geralmente, as cadeiras de rodas motorizadas são controladas por joysticks ou sensores conectados ao corpo do usuário, mas uma parceria entre Intel e Hoobox Robotics está utilizando Inteligência Artificial para trazer qualidade de vida às pessoas com deficiências e permitir o controle de cadeiras de rodas por meio de expressões faciais.

O Wheelie 7 é um kit de alavancagem que permite que a cadeira de rodas motorizadas sejam dirigidas por meio de 10 diferentes expressões faciais, incluindo movimentos como elevação das sobrancelhas ou mesmo da língua. Apenas sete minutos são necessários para a instalação do kit, justificando o número 7 no nome do produto. Por meio de um aplicativo, os usuários ou cuidadores podem configurar quais expressões ficarão vinculadas ao controle da cadeira. O Wheelie 7, então, mapeará o rosto da pessoa cadeirante e utilizará reconhecimento facial, sensores, robótica e uma câmera de profundidade Intel 3D RealSense para processar os dados em tempo real, aplicando os estímulos ao direcionamento da cadeira de rodas. O kit funciona sob luz solar e também é funcional em ambientes pouco iluminados, além de oferecer compatibilidade com 95% das cadeiras de rodas motorizadas disponíveis no mercado.

Mais de 60 pessoas dos EUA estão testando a ferramenta, sendo que a maior parte dos sujeitos possuem diagnósticos como quadriplegia, esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou dificuldades de mobilidade relacionadas à idade. Segundo Paulo Pinheiro, co-fundador e CEO da Hoobox Robotics, o intuito é ajudar as pessoas a recuperar a autonomia. "O Wheelie 7 é o primeiro produto a usar as expressões faciais para controlar uma cadeira de rodas. Isso requer precisão e exatidão incríveis, e isso não seria possível sem a tecnologia Intel", disse o executivo.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *