Facebook permitirá compartilhamento de coleções com ideias para presentes

O final do ano chegou e todos sabemos que imprevistos acontecem, então é comum que compras de última hora ocorram nesse período. Para muitos, porém, o problema não é exatamente o ato de comprar, mas sim de pensar no que dar de presente para alguém. E é aí que um dos recursos do Facebook poderá ajudar.

A ferramenta de coleções já havia sido lançada no ano passado, mas agora poderá ser compartilhada. Isso significa que, além de poder salvar postagens e links, os usuários podem partilhar essa lista, enviando sugestões de ideias para presentes ou ainda colaborar com alguém em uma lista personalizada.

De acordo com o Facebook, o recurso será lançado para todos os usuários ainda essa semana. No Instagram, já existe uma ferramenta semelhantes às coleções, que permite a criação de listas com postagens salvas. Ainda não é possível partilhar na rede de fotografias, mas no Facebook logo isso será disponibilizado.

E, embora o Facebook esteja confiante de que a ferramenta ajudará sua comunidade a se organizar melhor nesse período festivo no que se refere às compras, os especialistas parecem um pouco céticos. Sucharita Kodali, analista de comércio eletrônico da Forrester, disse à VentureBeat que o Facebook não é um “destino de compras” para ninguém.

“Existe mercado, mas é basicamente uma versão simplificada do Craigslist”, acrescentou ela. Para Kodali, é um desafio que as pessoas encontrem algo que queiram comprar pelo Facebook, imagine então “uma série de coisas que elas agregariam em uma coleção”.

Já Jason Goldberg, diretor de estratégia de comércio da Publicis Communications, comentou que o recurso servirá apenas a curto-prazo a um público-alvo específico. “Mas, a longo prazo, você poderia imaginar o Facebook permitindo que alguém comprasse esse produto [diretamente pelo Facebook] e, em seguida, o Facebook poderia receber uma comissão por essa venda?”, ele questiona.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *