De novo! Samsung é pega usando imagens profissionais para divulgar smartphone

Novamente, a Samsung foi pega no flagra utilizando e divulgando fotos tiradas com câmeras profissionais como se fossem capturadas por um de seus smartphones. Desta vez, a landing page chinesa do Galaxy A8 Star utilizou uma selfie de uma garota para destacar o recurso Live Focus e as possibilidades de ajustes do efeito bokeh. Role o mouse e você verá a imagem mais abaixo.

O problema é que a autora original da imagem, a fotógrafa Dunja Djudjic, que após ter sido avisada por amigos do uso da foto, teve como primeira reação “rir até estourar”, não pelo uso da imagem em si, mas sim pelo volume de edições que foram feitas via Photoshop. É válido ressaltar, porém, que esta imagem não constitui uso indevido ou alguma violação, haja vista que a Samsung comprou seus direitos via Getty Images. Se muito, há que se discutir como a imagem foi parar lá em primeiro lugar.

A fotografia original, tirada pela própria autora (Foto: Dunja Djujic)
A imagem manipulada pela Samsung na landing page de um smartphone (Imagem: Divulgação/Samsung)

Não é a primeira vez que a Samsung é flagrada fazendo esse tipo de propaganda: em agosto, no Brasil, o Twitter da fabricante postou duas imagens promocionais do Galaxy A8, apenas para retirá-las do ar quando usuários da rede de microblogs identificaram as fotos como pertencentes a repositórios online, como o já mencionado Getty Images.

Legalmente falando, isso só seria um problema se a Samsung dissesse, explicitamente, tratar-se de uma foto tirada pelo aparelho, mas não foi o caso. A Huawei passou por algo parecido recentemente, justificando a prática sob a frase “As imagens são apenas para o consumidor ter uma referência”.

E na sua opinião, caro leitor? Isso é propaganda enganosa? Ou não há o que reclamar?

via Canaltech

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