Review do Samsung Galaxy A7 (2018): o intermediário de três olhos

A Samsung certamente me surpreendeu com o lançamento de seu primeiro smartphone com três câmeras, o Galaxy A7 (embora o dispositivo tenha sido ultrapassado pelas quatro câmeras do Galaxy A9). Será que é tudo marketing? Ou este é um teste para a futura configuração da câmera que veremos no Galaxy S10? Vamos ver o que esse dispositivo é capaz a seguir.

Você já ouviu falar do OSIRIS?

Choose “Sim!” or “Nunca ouvi falar..”.

  • Oops! Parece que algo saiu mal. Refrescar a página pode ajudar.

    Sim!

  • Oops! Parece que algo saiu mal. Refrescar a página pode ajudar.

    Nunca ouvi falar..

Prós

  • Tela AMOLED
  • Lente da câmera com ângulo ultra grande
  • Design impressionante
  • Bateria

Contras

  • Não há USB tipo C
  • Nenhuma estabilização de imagem
  • Android 8.0
  • Desempenho é um pouco lento

Preço e disponibilidade

O Galaxy A7 está à venda no Brasil com preço sugerido de R$ 2.199 (64 GB) ou R$ 2.499 (128 GB) nas cores azul, cobre e preto. A opção está acima do Galaxy A8 e Galaxy A8+ mas abaixo do Galaxy S9. A Samsung vende o A7 no país desde o dia 13 de novembro.

Design

O dispositivo segue as tendências da família Galaxy A: não atrai tanta atenção, mas tem um design sólido e recursos interessantes. Apesar das laterais do dispositivo serem de plástico, elas se encaixam perfeitamente com a frente e a traseira do dispositivo, ambas feitas em vidro. Sim, todos nós sabemos o que acontece com as digitais no vidro, mas nosso modelo não parece acumular tantas manchas. E é claro, o que realmente chama atenção é a câmera tripla, mas nós iremos falar disso depois.

O A7 tem alguns pontos negativos, como a posição do alto-falante, que é abafado quase sempre enquanto eu escutava áudios do WhatsApp, por exemplo. A falta da certificação IP67 ou IP68 é outro ponto que pode incomodar usuários que estão acostumadas com essas certificações em outros aparelhos da marca.

samsung galaxy a7 01
Visual frontal do A7  © AndroidPIT

A primeira vez que segurei o Samsung Galaxy A7 eu pensei: onde está o leitor de impressões digitais? Não há um na frente ou na traseira, e também não há tela, certo? A Samsung, assim como a Sony fez no passado, optou por um local estratégico para seu leitor de impressões digitais: o botão de liga/desliga, logo abaixo das teclas de volume.

Isso é conveniente em alguns aspectos, já que você pode usar o polegar ou o dedo indicador para desbloquear o dispositivo. Mas essa não é uma solução totalmente perfeita, já que o leitor é muito mais fino do que um sensor frontal ou traseiro clássico, então às vezes ele não detecta sua impressão digital corretamente e nem sempre é muito rápido. Para ser honesto, prefiro o sensor de impressão digital dedicado na traseira.

samsung galaxy a7 08
Botão de energia com biometria integrada / © AndroidPIT

O dispositivo também vem com reconhecimento facial. Esse recurso não é muito rápido nem eficaz e às vezes não funciona, por isso, se você não estiver 100% convencido com qualquer um desses dois métodos de desbloqueio, poderá recorrer ao PIN tradicional.

Tela

Com 6,0 polegadas, a tela do A7 é espaçosa … e não há nenhum entalhe! Essa pode ser, talvez, uma das maiores razões para compra deste dispositivo. Na minha opinião, este é o tamanho perfeito para um smartphone, já que cabe tanto na sua mão quanto no seu bolso. A Samsung também resistiu à tendência deste ano e não incluiu o entalhe no modelo. Sem o entalhe, você perderá um pouco de espaço na tela, mas não muito.

samsung galaxy a7 05
Tela AMOLED / © AndroidPIT

A tecnologia AMOLED continua sendo uma aposta segura e fornece cores vivas que se destacam especialmente quando você está visualizando conteúdo multimídia. Se você gosta de assistir séries pelo celular, esses dispositivo pode ser uma boa opção. A calibração das cores pode ser feita através das configurações da tela, visando eliminar cores saturadas que possam distorcer as imagens.

Com resolução de 2.220 x 1.080 pixels, a tela é bastante nítida e não mostra reflexos em ambientes com muita iluminação Como esperado, o painel AMOLED oferece cores bastante brilhantes e luz forte.

Sistema

Infelizmente, o Galaxy A7 vem com o Android Oreo 8.0. 3 de fábrica mesmo tendo sido lançado após o lançamento do Android Pie. Tendo em vista que a Samsung não é rápida com as atualizações do sistema, a presença do SO antigo causa certo desconforto. Esperamos, contudo, que a última versão do Android chegue ao A7 logo nos primeiros meses de 2019.

Não há surpresas quando se trata da interface Samsung Experience: ela é projetada da mesma maneira que outros dispositivos da marca Samsung. O Always On Display é uma opção especialmente notável, pois permite que você veja a hora e suas notificações quando a tela está bloqueada.

samsung galaxy a7 07
A7 roda Android Oreo / © AndroidPIT

O Galaxy A7 também vem com o Bixby, mas em contraste com o Galaxy A9, a Samsung não tem um botão dedicado ao assistente. Para ativá-lo, você precisará deslizar para a esquerda na tela principal.

Performance

O dispositivo vem embalado pelo processador Exynos 7885 de oito núcleos (seis A53 e dois A73), com até 2,2 GHz. Este é o mesmo processador que você encontrará no Galaxy A8 e A8 +, e é o melhor processador que já vimos da série 7 Exynos, mas não é o melhor disponível, que é reservado para os modelos S e Note da Samsung. Claro, existem diferenças óbvias quando se trata da velocidade e suavidade da interface do dispositivo, se você compará-lo a um carro-chefe com o Android Pie.

Esta é, inclusive, uma das fraquezas do Galaxy A7. Às vezes, graças a todos os aspectos positivos do dispositivo, eu sentia que estava usando um dispositivo de alta performance, mas quando você o empurra ao máximo, perceberá suas limitações. Não me leve a mal, eu não tive grandes problemas no uso diário, mas de vez em quando, eu presenciava falhas inesperadas ou superaquecimento.

O dispositivo que testamos vem com 4GB de RAM e 64GB de memória interna. Isso é mais que suficiente para mim e acredito que seja para você também. Se você precisar de mais espaço, poderá expandir o armazenamento até 256 GB com um cartão microSD. Você também pode optar por usar dois cartões SIM sem abrir mão do cartão de memória.

Abaixo você verá os resultados que este dispositivo alcançou em nossos testes de benchmark, em comparação com dois smartphones populares do mercado e que custam quase o mesmo valor em diferentes mercados:

Samsung Galaxy A7 (2018) benchmark

  Galaxy A7 (2018) HTC U12 Life Moto G6 Plus Galaxy A6+ Pocophone F1
Geekbench 4
Single core
1525 1335 870 754 2467
Geekbench 4
Multicore
4341 4892 4167 3893 9085
3D Mark
Sling Shot ES 3.0
972 1471 1351 803 3987
3D Mark
Sling Shot Vulkan
695 758 700 393 2717
3D Mark
Ice Storm Unlimited ES 2.0
15245 19692 16914 12724 53899
PassMark Memory
(RAM)
12861 10723 6280 6006 12112
PassMark Disk
(Storage)
30423 43227 58688 62768 65178

Áudio

Bom volume e um mini-jack. O áudio do A7 é aceitável e alcança um volume notável sem sofrer distorções. Há, no entanto, apenas um alto-falante na parte inferior do dispositivo. Já era hora de a Samsung equipar seus telefones de gama média com alto-falantes estéreo, já que isso realmente elevaria a qualidade do áudio. 

Há boas notícias para os amantes de fones de ouvido clássicos: o dispositivo manteve a porta mini-jack de 3,5 mm. A má notícia é que os fones de ouvido incluídos na caixa não são brilhantes.

samsung galaxy a7 06
Áudio é mono / © AndroidPIT

Câmera

Este é o ponto-chave do nosso teste, e a Samsung criou muita comoção na internet com seu primeiro smartphone com três câmeras. Então, primeiro vamos ver o que cada sensor faz.

A lente grande angular ultra-larga de 120 graus com 8 MP é especialmente interessante. Há também um sensor principal com 24MP, abertura f / 1.7 e lente auxiliar para o efeito bokeh com 5MP e abertura f / 2.2. É discutível se este último sensor é realmente útil, uma vez que outros dispositivos Samsung usam o sensor grande angular para calcular a profundidade das fotos de retrato. Devo acrescentar que a terceira lente também é usada para o zoom óptico, como também é o caso do Huawei P20 Pro e sua terceira lente.

samsung galaxy a7 03
Três lentes / © AndroidPIT

A câmera principal de 24MP dá conta de fazer todo trabalho na maioria das vezes, você terá selfies com boa definição e imagens bem interessantes. Há até uma opção para tirar selfies panorâmicas, além dos famosos AR emojis.

20181103 141650
HDR ativo / © AndroidPIT

Em geral, o Galaxy A7 é um ótimo dispositivo para tirar fotos. Não é uma das melhores câmeras do ano, mas cobre praticamente todas as suas necessidades e entrega ótimos resultados em boas condições de iluminação. A lente ultra-grande angular é perfeita para tirar fotos panorâmicas e, embora a qualidade nem sempre seja perfeita, é ótimo ver esse recurso em um dispositivo intermediário.

20181115 162938 side
Sem e com zoom óptico / © AndroidPIT

Os resultados são ótimos em boa iluminação. Você terá cores bastante realistas, mas tenha cuidado ao usar o HDR, pois ele pode alterar a imagem original bruscamente em alguns casos. É melhor deixar esse recurso para ser ativado manualmente. Se as condições de iluminação forem muito diferentes de uma área para outra, convém usar esse recurso. O Galaxy A7 também pode proporcionar um efeito bokeh agradável, seja com a câmera traseira ou a câmera frontal.

 Se você quiser dar uma olhada, aqui estão as fotos que tiramos com o Galaxy A7:

Bateria

Com 3.300 mAh, o Galaxy A7 oferece uma duração de bateria bastante generosa. Você pode facilmente usá-lo durante todo o dia útil sem preocupações. Em nosso teste de benchmark realizado pelo PCMark, o Galaxy A7 teve um resultado de 9 horas e meia de tela.

A Samsung não fez um bom trabalho quando se trata de opções de carregamento. O dispositivo tem carregamento rápido, mas não há carregamento sem fio disponível. O pior é que não há USB Type-C, mas sim o USB convencional, o que limita um pouco a usabilidade e a experiência com o dispositivo.

samsung galaxy a7 02
Bateria dura um dia útil tranquilamente / © AndroidPIT

Samsung Galaxy A7 (2018) – Especificações Técnicas

Dimensões: 159,8 x 76,8 x 7,5 mm
Peso: 168 g
Tamanho da bateria: 3300 mAh
Tamanho da tela: 6 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 2220 x 1080 pixels (411 ppi)
Câmera frontal 24 megapixels
Câmera traseira 24 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 8.0 – Oreo
RAM: 6 GB
4 GB
Memória interna: 128 GB
64 GB
Memória removível: microSD
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2,2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 5.0

Vale a pena?

Um smartphone com três câmeras é realmente melhor? Não necessariamente, até porque cada lente é dedicada a entregar um resultado diferente. No entanto, essa configuração oferecerá mais opções do que qualquer outro dispositivo de médio porte. E com certeza, o Galaxy A7 não estará na lista das melhores câmeras de smartphone deste ano, mas cobre praticamente todas as necessidades fotográficas que você terá.

Se você está procurando um celular com desempenho poderoso, o Galaxy A7 não deve ser sua primeira escolha. Se você é um fã da Samsung, e não se importa muito com as capacidades da câmera, você deve optar pelo Galaxy A8, que tem apenas uma câmera mas tem mais memória RAM e o mesmo processador. Ele tem todos os recursos que faltavam na A7, como a certificação IP68 ou um USB Type-C, por sinal.

O conjunto da obra impressiona. O A7 tem um design elegante, tela grande com cores vibrantes, boa duração de bateria e conjunto de lentes que entregam bons resultados.

via Notícias do Android + Análises de Apps – AndroidPIT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *