Como baixar e usar o uTorrent

O uTorrent é um dos programas mais populares para se compartilhar arquivos via torrent. Se por um lado ele conta com uma interface bastante simples e intuitiva, por outro também não deixa de lado recursos mais avançados interessantes para os heavy users. Recursos presentes também na sua versão gratuita, já que há uma versão paga com alguns diferenciais importantes.

Hoje vamos aprender como fazer o download e a instalação do uTorrent de maneria rápida e prática. Em seguida, vamos mostrar como utilizá-lo para baixar arquivos, dando algumas dicas extras aqui e ali. Vamos lá?

Baixando o uTorrent

O primeiro passo é, naturalmente, baixar o programa. Para isso acesse o site oficial e escolha a versão apropriada para o seu sistema operacional (Linux, macOS ou Windows).

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Com o arquivo baixado, dê um clique duplo para iniciar o processo de instalação. Clique em “Next”.

Aqui temos um aviso de que esta é a versão gratuita. A empresa afirma que você nunca deve fazer pagamentos de qualquer natureza para utilizá-lo. Clique novamente em “Next”.

Esta próxima janela traz a licença de uso. Clique em “Agree”.

Agora temos uma “pegadinha”. Como se trata de uma versão gratuita, o uTorrent tenta “empurrar” o Avast como oferta. Caso não tenha interesse, clique em “Decline” ao lado de “Back”, não em “Accept”.

Outra oferta, desta vez do Opera. Caso não tenha interesse desmarque a opção “Install Opera Browser” e em seguida em “Next”.

Nesta janela você pode escolher os atalhos do uTorrent no computador. O padrão é deixar todos marcados, bastando clicar novamente em “Next”.

A única alteração que fizemos aqui foi tirar o uTorrent da inicialização automática, preferência que varia de usuário para usuário. É importante adicionar a exceção ao Firewall do Windows (primeira caixa de seleção) para permitir o compartilhamento de arquivos. Clique novamente em “Next”.

O uTorrent foi instalado, como aparece nesta última janela. Para iniciá-lo automaticamente, deixe a opção “Launch uTorrent” marcada e clique em “Finish”.

Usando o uTorrent

Abaixo temos o programa aberto, ainda sem nenhum arquivo adicionado.

Antes de adicionarmos um arquivo torrent, vamos fazer uma configuração básica. No menu superior clique em “Opções”, “Preferências” e em seguida em “Diretórios”. Como podemos ver abaixo, você pode alterar a pasta padrão para os arquivos baixados (por padrão é a pasta “Downloads”), como um disco secundário ou um HD externo.

Em seguida vá para “Largura de Banda” (Larg. Banda). Nesta janela você pode controlar o número máximo de conexões, pares e slots, de acordo com a sua velocidade de internet.

Por fim vá em “Agendamento”, essencial para quem deixa a máquina ligada 24 horas por dia. Você pode escolher horários com limitação de banda para não interferir em outras atividades por horário. Depois de configurado, clique em “Aplicar” para que as alterações sejam salvas e carregadas automaticamente.

Agora vamos inserir o primeiro arquivo torrent. Escolhemos uma ISO do Manjaro Linux como exemplo, mas todos os aquivos .torrent funcionam da mesma forma. Há dois procedimentos para iniciá-los.

  1. Clicar em “Arquivo”, “Selecionar torrent…” e navegar até a pasta onde está o arquivo.
  2. Dar um duplo clique no arquivo torrent, que abrirá automaticamente no uTorrent.

A próxima janela confirma a localidade do download, mostra o tamanho do arquivo e o que está contido nele (um arquivo torrent pode conter vários arquivos). Se estiver tudo certo clique em “OK”.

E pronto! O uTorrent comecará o download.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *