Demolidor é mais uma série da Marvel cancelada pela Netflix

Primeiro foi Punho de Ferro. Uma semana depois, Luke Cage. Agora é a vez de Demolidor (Daredevil) ser cancelada pela Netflix. A série teve a terceira temporada liberada em outubro e não vai voltar em 2019 com novos episódios. Os motivos não ficaram claros, mas tudo aponta para a chegada da Disney ao mercado de streaming.

Demolidor / Daredevil

“Demolidor, da Marvel, não retornará para uma quarta temporada na Netflix. Estamos muito orgulhosos da última temporada da série e, embora seja doloroso para os fãs, achamos melhor encerrá-la em seu auge”, diz o comunicado enviado pelo serviço de streaming ao Deadline.

Demolidor foi a primeira série da Netflix baseada no universo da Marvel e, provavelmente, é a mais bem avaliada de todas elas. A primeira temporada teve grande destaque: o ar de novidade pode ter influenciado, mas o roteiro conseguiu transmitir com maestria o ponto de vista de Matt Murdock — com o perdão da referência — acerca dos problemas que o fazem agir.

As temporadas seguintes também foram bem recebidas, de modo geral. O que levou, então, a série a ser cancelada? Talvez o desgaste tenha pesado: acompanhar uma ou outra série até vai, mas ficar por dentro de todas as franquias da Marvel na Netflix pode cansar e, consequentemente, fazer a audiência de todas elas cair.

No entanto, é muito mais provável que a iminente chegada da Disney ao mercado de streaming tenha sido a principal razão — vale relembrar que a Marvel é uma subsidiária da companhia.

Demolidor

Em 2013, quando Netflix e Marvel fecharam o acordo para a produção de Demolidor e outras séries, a Disney estava bem longe do plano de lançar um serviço de streaming. Agora a situação é totalmente diferente: a Disney+, como a plataforma foi batizada, deve ser lançada até o fim de 2019, pelo menos nos Estados Unidos.

Com cada vez mais serviços de vídeo surgindo, disponibilizar conteúdo exclusivo passa a ser uma estratégia mandatória para atrair e manter assinantes. Nesse sentido, a Disney já sinalizou para a intenção de deixar todos os filmes da Marvel disponíveis na Netflix atualmente restritos à futura plataforma Disney+.

Se por influência dos planos da Disney ou não, o fato é que as relações entre Netflix e Marvel já não são tão amigáveis. Só para dar uma noção, a série Luke Cage foi cancelada depois da segunda temporada, quando roteiros para a terceira já estavam em andamento. Nesse meio tempo, ambas as partes divergiam sobre a quantidade de episódios (a Netflix queria diminuí-los de 13 para dez) e sobre aspectos criativos. O resultado a gente já conhece.

O que surpreende com relação a Demolidor é que parte do elenco da série, incluindo Charlie Cox (ator que faz o papel de Matt Murdock / Demolidor), havia feito postagens nas redes sociais sugerindo que a quarta temporada estava a caminho. A julgar pele recente publicação de Cox no Instagram, até os atores foram pegos de surpresa.

Netflix

Agora, restam apenas Jessica Jones e O Justiceiro. A essa altura, não dá para afirmar nada, mas tudo indica que, pelo menos para 2019, essas séries estão a salvo: a produção da terceira temporada de Jessica Jones está avançada, o mesmo valendo para a segunda temporada de O Justiceiro, cujas filmagens já foram até finalizadas.

Vale destacar que as séries canceladas continuarão fazendo parte do acervo da Netflix.

Demolidor é mais uma série da Marvel cancelada pela Netflix

via Tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *