Como criar um pendrive de instalação com o Windows 10

Já faz algum tempo que não utilizamos CDs e DVDs para instalarmos o Windows, e mais tempo ainda desde que precisávamos de um disquete para boot. O processo ficou muito mais simples: basta um pendrive com pelo menos 8 GB de capacidade, uma ISO baixada pelo site da Microsoft e um programa para gravar e bootar através dele. Antes, eram 3 passos simples que a Microsoft reduziu para apenas 2, facilitando ainda mais o processo.

Isso pode ser feito com a Media Creation Tool, ferramente que pode ser utilizada gratuitamente para criar mídias de instalação do Windows. E vamos ver um passo a passo de como isso funciona.

Passo 1: Baixar o Media Creation Tool

Para começar, temos de baixar o MCT do site da Microsoft. Trata-se de um arquivo pequeno, mas que fará automaticamente o instalador do Windows durante a instalação.

Após o download, basta executá-lo e iniciar a instalação.

Passo 2: Configuração e download

A primeira coisa aqui é aceitar a licença de uso.

Em seguida, escolha “Criar mídia de instalação (pendrive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador” na tela “O que você deseja fazer?”.

Selecione o idioma preferido (optamos por português brasileiro apenas para montar o tutorial), a edição e a arquitetura.

Agora, escolha a primeira opção (Unidade flash USB), lembrando que o pendrive deve ter pelo menos 8 GB de capacidade.

A próxima tela pedirá para escolher o pendrive e clicar novamente em avançar. Seguindo esse procedimento, que demorará um pouco pois o programa faz o download do Windows durante o processo (e que possui alguns gigabytes de tamanho), você terá uma unidade de instalação pronta para ser utilizada.

Pronto! Basta reiniciar a máquina e selecionar este pendrive como opção primária de boot, seguindo as etapas necessárias para instalar o Windows.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *