Nova falha da atualização do Windows 10 afeta as operações com arquivos ZIP

E já estamos quase no final de outubro e a Microsoft parece não conseguir arrumar a grande atualização do Windows 10 que deveria ser disponibilizada este mês. Primeiro a atualização apresentou uma falha que apagava arquivos do usuário. Depois, ao corrigir esse problema, usuários começaram a relatar que a atualização estava dando tela azul da morte em alguns computadores. E, agora, na terceira versão da Atualização de Outubro do Windows 10, uma nova falha está ocasionando o sumiço de arquivos daqueles que atualizaram o sistema operacional.

Segundo vários relatos de usuários, a terceira versão da atualização tem apresentado um problema nas operações envolvendo arquivos ZIP. O que tem acontecido é que, ao descompactar um arquivo ZIP em uma pasta que já contém um arquivo de mesmo nome, normalmente abre-se um prompt do Windows avisando o usuário que já existe um arquivo com aquele nome na pasta de destino e perguntando se o usuário quer reescrever o arquivo existente, salvar o novo arquivo com outro nome ou cancelar a operação.

O problema é que, com essa nova atualização, o prompt de comando não está abrindo, e o Windows está reescrevendo automaticamente os arquivos da pasta pelo que está sendo descompactado — e isso tudo sem avisar o usuário. Por enquanto, esse problema só acontece ao se utilizar o aplicativo de descompactação de ZIP nativo do Windows 10; ou seja, quem utiliza programas como WinZip ou WinRAR está livre desta falha.

Outro problema que está acontecendo (só que em escala bem menor) é de a operação de descompactação não fazer nada. Além do prompt avisando que já existe um arquivo de mesmo nome na pasta não aparecer, o programa também não reescreve os arquivos da pasta e nenhuma operação é executada — e, assim como no problema anterior, não há nenhum aviso ao usuário dizendo que a operação foi cancelada.

De acordo com o site Windows Latest, a Microsoft já está ciente do problema e até já criou uma solução para ele, mas ainda não confirmou se essa solução já estará presente na atualização de outubro ou se apenas na que está marcada para o primeiro semestre de 2019.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *