Bug do Google News faz app consumir toda a franquia de internet em minutos

E nessa época em que as fake news tomam conta dos noticiários, um outro tipo de “news” está tirando o sono de usuários Android: de acordo com dezenas de postagens no fórum de ajuda do Google News, o aplicativo tem consumido quantidades exageradas de dados em redes 3G e 4G, fazendo com que usuários sejam obrigados a pagar multas a suas provedoras pelo consumo além dos limites estabelecidos em contrato.

Um destes vários usuários que comentou no fórum de ajuda do aplicativo foi Zach Dowdle, que não só relatou o problema como também compartilhou algumas capturas do uso de internet do app.

Uso de dados de rede 4G pelo aplicativo durante uma única noite que o celular ficou sem sinal de Wi-Fi (Captura: Zach Dowdle)

Como pode ser visto na imagens, o aplicativo do Google News tem consumido quantidades insanas de dados de download, consumindo 12 GB do 4G em uma única noite, e 21 GB de Wi-Fi em um único mês. Todo esse consumo é com o aplicativo rodando em segundo plano no aparelho, e nenhum arquivo está sendo baixado pelo usuário.

Uso de Wi-Fi chegou a mais de 20GB em um único mês (Captura: Zach Dowdle)

Pelas imagens de Dowdle, o problema no smartphone dele começou no dia 24 de setembro, mas no fórum de ajuda da Google é possível encontrar reclamações que datam desde junho.

Ainda que afirme já estar ciente do problema, a Google ainda não falou sobre uma atualização que corrija o problema. Enquanto isso, sugerimos que fique sempre atento à quantidade de dados utilizados pelo programa (já que o problema aparenta ser geral, e não apenas nos Estados Unidos) e, caso identifique um surto no uso de dados, desative a opção que deixa o programa rodando em segundo plano — ou desinstale-o de vez, pois essas são as únicas soluções para o problema até o momento.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *