Motorola 90 anos: a história mostra que ela sabe o que fazer

Hoje a Motorola completa 90 anos de existência. Não é para qualquer um ser uma empresa no ramo de tecnologia e eletroeletrônicos chegar a essa marca. Empresas como Nokia e Samsung são antigas também, mas só entraram nesse mercado bem depois. Colecionando pontos históricos, a Motorola está atualmente tropeçando.

As redes sociais da Motorola estão em festa pelo mundo. Nesta data, em 1928, os irmãos Galvin fundaram a empresa que de início fabricava e vendia rádios para veículos, se tornando famosa em carros de polícia. Desde então, pivotou e criou diversos produtos que entraram para a história da tecnologia.

martin cooper
Martin Cooper, inventor do DynaTAC / © Rico Shen

Seu rádio esteve na Apollo 11 e transmitiu as famosas mensagens dos homens que pisaram na Lua. Foi a Motorola quem vendeu o primeiro celular da história, o DynaTAC, ficando famosa também por modelos posteriores como o StarTAC, RAZR V3, Motorola Rokr, Moto G e outros. Você confere curiosidades interessantes sobre eles na matéria que preparamos:

É uma empresa que tem seu lugar garantido entre as mais importantes para a tecnologia, principalmente a móvel.Soube como ousar e como botar a cara em diversas situações. Afinal, não é para qualquer um lançar um mega trambolho como o DynaTAC, custando quase US$ 4.000, e apostar que isso seria popular algum dia, que teria compradores.

aea7a675b1ae89200b3a8329f36e51d3
RAZR V3, outro aparelho histórico da Motorola / © Motorola

No Brasil, a Motorola também é muito importante. Desde antes do Android, com seu RAZR V3, depois o modelo Rokr com iTunes, ela fez sucesso e foi desejada. Quando parecia estar acabada, foi comprada pela Google e ressurgiu em grande estilo, anunciando suas mais icônicas linhas para nós, Moto G e Moto X, marcadas pelo bom custo benefício.

Porém, vimos também que história, marcos importantes e a admiração das pessoas não é o suficiente para manter uma empresa, pagar salários e convencer acionistas. Os resultados não agradaram o Google, que no fim parecia mais interessado em patentes, e hoje a Moto está nas mãos da Lenovo, que igualmente não sabe o que fazer com tanto peso histórico de uma marca.

AndroidPIT moto x 1st gen moto x 2013 8731
O primeiro Moto X, by Google/ © AndroidPIT

A linha Moto G migra para um patamar acima, mas parece ter perdido seu apelo. Linhas que vieram para substitui-la em categoria, Moto E e Moto C, não fazem sucesso. A adorada linha Moto X não sabe mais o que é, e a linha Z, que traz um potencial enorme, não se reinventa.

Agora, temos a linha One, que chamou a atenção do mundo todo e especialmente do Brasil, reacendeu a esperança de aparelhos simples, com Android mais leve e com atualizações mais rápidas, unidas por um preço justo e competitivo. Mas o anúncio de seu preço já desanimou quem já esboçava um sorriso.

AndroidPIT motorola one front2
Motorola One reacendeu a esperança por algum tempo / © AndroidPIT

Parece tudo perdido? Não na minha visão. Eu sempre gostei da Motorola e, pelo seu histórico e pelas pessoas que trabalham por lá – ao menos as do Brasil – vejo que há material e coragem o suficiente para se reerguer. Ela não cometeu os mesmos erros que a Nokia e a BlackBerry, e já mostrou que os que estão lá sabem se arriscar.

É isso o que falta no mercado, riscos, tentativas mais ousadas, abandonar o notch, sair do modelo retangular de cantos arredondados. A Motorola é a única que tem tanta história nas costas, e por isso é uma das mais cotadas a conseguir mais um marco. Nós, consumidores, torcemos por isso.

Você já teve um smartphone Motorola?

via Notícias do Android + Análises de Apps – AndroidPIT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *