Quantos filmes tem na Netflix?

Uma pesquisa da consultoria Business Bureau apontou que, no Brasil, a Netflix é 4,5 vezes maior que o Globo Play, plataforma da TV Globo que ocupa o segundo lugar no ranking de maior popularidade entre serviços de “TV paga”. A gigante dos vídeos online tem 18% de participação de mercado, enquanto a rival tem apenas 4%, no momento.

Um dado que chamou a atenção foi o total de conteúdo licenciado e disponível por país em serviços de streaming multiplataforma, incluindo a Netflix. No PDF do levantamento, porém, não é especificado quantos filmes e séries estão disponíveis no catálogo de cada empresa (são 78 plataformas), apenas um somatório (que no Brasil é de 72.333 filmes).

Netflix Originals / Unsplash

Sobre TV Paga:

O Brasil tem 24.960.209 assinantes, com 37% de penetração. Desses, 58% é da modalidade DTH do termo inglês direct to home (ou seja, direto para casa), uma modalidade de transmissão de televisão digital via satélite e 42% é CCTV de closed circuit television (serviço de TV paga oferecido por cabo/fibra ótica) em vias terrestres.

O market share da TV Paga no país, fica assim:

  1. NET (38%)
  2. SKY (28%)
  3. Claro TV (14%)
  4. Vivo (8%)
  5. Oi TV (7%)
  6. Outros (5%)

Sobre multi screens (streaming):

De acordo com o documento, são 78 as plataformas de streaming disponíveis no país.

  • 139 canais ao vivo
  • 72.333 licenciados
  • 12.954 séries licenciadas

Quantos filmes tem na Netflix?

Isso ainda não responde quantos filmes tem na Netflix, certo? Ao Tecnoblog, a Business Bureau informou que a Netflix oferece 2.926 títulos de filmes no Brasil e mais de 70 são de produtores brasileiros. Quanto à séries, a Netflix oferece no Brasil 950 séries (e mais de 28 mil episódios); dessas, 26 séries pertencem a produtores do Brasil.

Os dados têm origem na plataforma BB MULTISCREENS, PLATFORMS & CONTENTS e são levantados por uma equipe especializada no levantamento da oferta de conteúdo de mais de 260 plataformas online em toda a América Latina e que registra a quantidade de títulos nos catálogos de cada uma delas, diz o Business Bureau.

Os números são similares aos sites de rastreadores que divulgam as novidades da Netflix (do que entra no catálogo) e o que sai da Netflix em remoções de conteúdo por licenciamento vencido — já explicamos aqui, no TB Responde, porque isso acontece. De acordo com um deles, o Flixboss, atualmente são encontrados 2.844 filmes na Netflix Brasil e 1.078 séries. Um número flutuante, dado que muitos episódios e longa-metragens entram e saem da plataforma todos os meses em função dos contratos.

Atualmente, segundo a empresa, somam 767 o total de conteúdos — séries e filmes — “originais Netflix”, produzidos e distribuídos pela empresa de streaming no Brasil.

Quantos filmes tem na Netflix?

Ainda de acordo com dados da mesma pesquisa, a Netflix oferece na América Latina 3.339 títulos de filmes, 1.082 títulos de séries e 32.772 episódios. A consultoria não divulgou a quantidade de filmes oferecidos pela Netflix por país na região, mas numa comparação geral com outras nações latinoamericanas, o Brasil tem mais conteúdo se consideradas todas as empresas fornecedoras de conteúdo por streaming multiscreens.

Vale lembrar que, ano passado (2017), a Ancine (Agência Nacional do Cinema) propôs ao Conselho Superior do Cinema que serviços como Netflix e Amazon Prime Video fossem obrigados a oferecer uma cota de pelo menos 20% de produções nacionais nos acervos. Em Ministério da Cultura decidiu não levar a ideia adiante e excluiu essa obrigação.

O market share das plataformas multi tela no país, fica assim:

  1. Netflix (18%)
  2. Globo Play (4%)
  3. Telecine Play (3%)
  4. SKY Online (3%)
  5. Outros (72%)

Pirataria de filmes e séries online

Ainda segundo o levantamento, 30% das famílias latino-americanas conectadas à internet que assistem filmes, séries ou eventos online fazem isso de maneira irregular. Nessa, o Brasil perde a liderança, o Chile é o país mais afetado, com 38% das famílias/lares conectadas no país adotando plataformas ilegais para ver vídeo online.

Em geral, na pirataria de filmes, séries de TV e transmissões ao vivo irregulares, para assistir online (legal ou ilegalmente), o dispositivo mais usado é o PC (desktop ou laptop).

A Business Bureau S.A. é uma empresa de consultoria e investigação de mercado que opera desde 1987 no setor de telecomunicações, mídias e entretenimento na América Latina e no Caribe. Os dados do BB AUDITV (TV paga), foram coletados até junho de 2018. Os dados do BB MULTISCREENS, PLATFORMS & CONTENTS (streaming) foram coletados até fevereiro de 2018. E os dados do BB NEW MEDIA ESSENTIALS (usuários de OTTs em lares com internet na região) foram coletados até dezembro de 2017.

Quantos filmes tem na Netflix?

via Tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *