SpaceX vai levar um passageiro em viagem ao redor da Lua

Viajar a passeio até a Lua ainda é um sonho impossível, mas um privilegiado vai poder chegar perto dela: a SpaceX, do bilionário (e agora polêmico) Elon Musk, revelou que irá transportar o seu primeiro turista espacial ao redor da Lua. O valor da “passagem” não foi informado.

SpaceX - turismo

Pelo Twitter, a companhia afirma ter fechado o primeiro contrato do mundo para levar um passageiro a uma volta ao redor da Lua. O nome da pessoa foi não anunciado, mas a SpaceX promete dizer quem é o felizardo (ou felizarda) na próxima segunda-feira (17). Quando perguntado sobre isso na rede social, Musk respondeu com uma bandeira do Japão. É uma pista.

Em fevereiro do ano passado, a Space relatou planos de fazer a primeira viagem de turismo espacial com dois passageiros até o fim de 2018, mas utilizando o foguete Falcon Heavy e a nave Dragon. Porém, neste ano, Musk revelou que não pretendia empregar a Falcon Heavy em missões tripuladas.

Em vez da Falcon, a SpaceX deve usar o foguete Big Falcon Rocket (BFR) e a nave Big Falcon Spaceship (BFS). Quando a viagem acontecerá? Eis outro mistério: talvez essa informação seja revelada na segunda-feira, mas, muito provavelmente, não será em um prazo curto, pois a missão depende, entre outros fatores, do nível de desenvolvimento do BFR e da BFS.

Projetado para ser reutilizável, o BFR foi anunciado oficialmente em setembro de 2017. Com custo de desenvolvimento estimado em US$ 10 bilhões, sabe-se que o foguete transportará até 150 toneladas e poderá substituir os veículos Falcon 9 e Falcon Heavy. Mas não está claro quando o equipamento estará efetivamente pronto.

A BFS também está em desenvolvimento e, por ter um projeto mais complexo do que a Dragon, não vai ficar pronta tão cedo. A SpaceX espera que os testes iniciais com a nave comecem até o fim de 2019, porém.

Por conta desses fatores, há quem aposte que o misterioso turista espacial só irá realizar a sua viagem a partir de 2024. É verdade que Musk chegou a dizer que o BFR fará o seu primeiro voo (para Marte) em 2022, o que poderia antecipar a viagem turística para o mesmo ano ou para 2023, mas as previsões dele costumam ser demasiadamente otimistas.

De todo modo, convém esperar por mais detalhes na segunda-feira.

Com informações: Space.com, Ars Technica.

SpaceX vai levar um passageiro em viagem ao redor da Lua

via Tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *