Por que dormir mal deixa a gente com olheiras?

Por que dormir mal deixa a gente com olheiras?

Dormiu mal à noite e acordou com marcas escuras debaixo dos olhos? Entenda porque isso acontece.

access_time

14 set 2018, 20h49

chat_bubble_outline

more_horiz

Man’s tired gray eyes, clean skin (alex_ugalek/iStock)

Por incrível que pareça, não é que a região debaixo dos olhos ficou anormalmente roxa. Ela é assim mesmo. Sua pele é que costuma esconder isso no dia a dia.

A falta de sono deixa as pessoas pálidas. Durante o repouso, o organismo deveria evitar isso, já que seus hormônios deveriam entrar em equilíbrio e manter tudo funcionando direitinho – inclusive, garantindo uma pele coradinha.

O problema é que quando você dorme mal, esse ciclo de renovação não é completo. Resultado: a produção de melatonina é prejudicada, o que causa palidez.

Como a região debaixo dos olhos tem a pele muito fina e é bastante vascularizada, se você está pálido a circulação de sangue ali fica mais visível. Daí as manchas escuras.

Mas olheiras também podem ser sintomas de problemas mais graves: a falta de ferro no sangue, por exemplo, provoca palidez no rosto. Enquanto você disfarça a área escura com maquiagem, pode estar desenvolvendo anemia.

Alergias, asmas e problemas no fígado – tudo isso entra para a lista de causas da palidez. Já no caso de quem consome cigarro, bebidas alcoólicas e café, olheiras podem ser um sinal de que a pessoa está abusando.


Tudo sobre

chat_bubble_outline

more_horiz

via Superinteressante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *