Facebook lança SapFix, uma IA que analisa e corrige códigos automaticamente

Tudo sobre

Facebook


Sem grande alarde, o Facebook anunciou uma nova ferramenta de inteligência artificial específica para programadores: apelidado “SapFix”, o novo recurso analisa códigos-fonte, escaneia-os em busca de erros, testa vários patches de correção e sugere caminhos de atualização, tudo automaticamente. O SapFix, inclusive, já está inserido no código massivo do Facebook para, eventualmente, ser compartilhado com a comunidade desenvolvedora.

Em um post bem detalhado no Facebook Code, a rede social explica todo o funcionamento da novidade, bem com mostra suas capacidades de agir em pequena e grande escala: “Até onde sabemos, essa é a primeira vez que uma função de machine learning — com capacidade de testes e reparos de ponta a ponta — foi inserida em uma base de dados da escala do Facebook. É um passo importante para inteligências artificiais híbridas e traz ainda mais evidências de que a engenharia de softwares baseada em buscas pode reduzir a fricção no desenvolvimento de aplicações”, diz a equipe de desenvolvimento da rede.

O Facebook ainda diz que, “à medida que desenvolvemos o SapFix para que ele funcione com todos os tipos de bugs e softwares, essa ferramenta tem o potencial de mudar a velocidade e qualidade da geração de códigos”. A vontade da rede social é compartilhar o SapFix com a comunidade desenvolvedora “eventualmente”.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fluxograma mostrando o funcionamento do SapFix: ferramenta de inteligência artificial do Facebook automaticamente analisa e corrige bugs em códigos de programação por meio de inteligência artificial (Imagem: Divulgação/Facebook) 
Após análise, identificação e teste de patches, o SapFix envia relatório ao programador, que valida as ações sugeridas e entrega versão atualizada do código para a base (Imagem: Divulgação/Facebook)

Fonte: Facebook Code

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *