BMW apresenta motocicleta que dirige sozinha

Veículo consegue acelerar, desacelerar e frear de forma independente; Montadora, entretanto, diz que não pretende lançar comercialmente veículo completamente autônomo


Nesta semana, a BMW Motorrad apresentou sua primeira motocicleta equipada com tecnologias de condução autônoma. O protótipo, baseado em uma motocicleta BMW R 1200 GS, foi apresentado durante o BMW Motorrad Techday 2018, evento realizado no Campo de Provas do BMW Group em Miramas, na França.

Desenvolvido pelo engenheiro Stefan Hans e sua equipe, o veículo se movimenta de forma independente, com aceleração e desaceleração, até parar. No entanto, a marca afirma que não pretende, de forma alguma, promover o lançamento de um veículo completamente autônomo.

A tecnologia criada a partir deste projeto, na verdade, deve servir como uma plataforma para o desenvolvimento de futuros sistemas para tornar a condução de uma motocicleta mais segura, confortável, além de ampliar o prazer de pilotar, um dos pilares da marca.

Segundo a companhia, o objetivo do protótipo é reunir conhecimento adicional, com relação à dinâmica de pilotagem, para detectar precocemente situações de risco e, assim, assistir o motociclista com sistemas de segurança avançados para atravessar, com segurança, cruzamentos ou frear repentinamente, por exemplo.

VIDEO

 

 

via IDG Now!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *