Microsoft testa inserir anúncios no app Email do Windows 10

A Microsoft passou a exibir propaganda para alguns usuários do app Email no Windows 10. São anúncios programáticos que aparecem na lista de mensagens e se parecem com um novo e-mail.

Como nota o Bleeping Computer, esses anúncios têm o símbolo do AdChoices, indicando que eles são personalizados com base em seus interesses — determinados, por exemplo, pelas páginas que você visitou no passado.

windows 10 anuncio email

E como esses anúncios têm o mesmo visual de um e-mail comum, isso pode levar o usuário a clicar neles achando que se trata de uma mensagem não-lida.

A propaganda só aparece para alguns usuários do Email; ela não estava disponível em meus testes. A Microsoft deve estar realizando um teste A/B para avaliar se implementa isso ou não.

windows 10 anuncio email

Imagem via MSPowerUser

Por um lado, todo serviço gratuito de webmail tem propagandas. Afinal, o desenvolvimento de novos recursos e os servidores para hospedar e-mail não saem de graça. O Google, por exemplo, exibe anúncios personalizados no Gmail para web e para Android, especialmente na aba “Promoções”.

Por outro lado, talvez seja estranho ver anúncios em um aplicativo instalado por padrão. Sim, o Windows 10 foi distribuído gratuitamente por algum tempo, mas também vem pré-instalado em PCs novos — e você paga pela licença para utilizá-lo.

Anúncios no Windows 10

O Windows 10 já exibe anúncios em alguns lugares. No ano passado, o Explorador de Arquivos passou a mostrar um banner para assinar o OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem.

Você também encontrará recomendações de apps e serviços na tela de bloqueio, no menu Iniciar e até na barra de tarefas. Para desativá-los, é preciso acessar diferentes áreas das Configurações — confira nosso guia neste link.

Outro experimento no app Email

A Microsoft já usou o Email para outro experimento: sempre abrir links no Edge, mesmo que esse não seja seu navegador padrão. Isso está disponível apenas para usuários no programa Windows Insider.

Mesmo com o feedback negativo, a Microsoft manterá o Edge abrindo links no Email. No entanto, segundo o MSPowerUser, ela decidiu inserir uma opção de desativar isso.

Microsoft testa inserir anúncios no app Email do Windows 10

via Tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *