EUA acusam 12 agentes russos de interferirem nas eleições de 2016

O Departamento de Justiça norte-americano está acusando 12 funcionários da inteligência Rússia de espionagem. O grupo alega que conseguiu hackear o Comitê Nacional Democrata e a campanha presidencial de Hillary Clinton, quando ela concorreu contra Donald Trump no último do país.

Esta acusação faz parte de uma investigação que vem desde janeiro do ano passado sob a suspeita de que agentes do governo Russo teriam interferido nas eleições de 2016 dos Estados Unidos.

Com a investigação, três ex-assessores da campanha de Clinton assumiram a culpa, sendo que o próprio presidente do grupo está sob investigação especial, com suspeita de obstrução à justiça.

A acusação do Departamento de Justiça é de que russos teriam usado ataques de phishing para conseguir acesso à rede ao comitê de campanha democrata, além do Comitê Nacional.

Ainda, os Estados Unidos acusam a inteligência militar de participação no caso de vazamento de informações feitos por um usuário chamado Guccifer 2.0. Em junho de 2016, esta pessoa teria informado jornalistas e políticos para um site chamado DCLeaks, no qual eram publicados vazamentos de informações e e-mails da campanha Democrata, além de informações confidenciais do Comitê Nacional.

A empresa de segurança na internet TheatConnect descobriu que o site era ligado ao tal Guccifer 2.0 e a um outro grupo de hackers, também russos, chamado Fancy Bear. Este último estaria ligado ao Russian Main Intelligence Directorate (GRU), principal órgão de inteligência russo, que teria comandado a criação do site.

Fonte: Tech Crunch

Pechinchas, cupons, coisas grátis? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *