Chinês cria planta-robô que se movimenta em busca da luz do sol

O empreendedor roboticista Sun Tianqi modificou um robô de brinquedo para que ele pudesse carregar um vaso de plantas, movimentanto-se em busca de locais que recebem mais luz solar.

A invenção do chinês, que mais parece o pokémon Bulbassauro, é um robô de seis “patas” que carrega a planta no seu topo e está sempre se movimentando para fugir da sombra, levando a planta à luz solar — fator de extrema necessidade para a vida de algumas plantas.

Segundo Tianqi, a criação faz parte de uma reformulação de um experimento feito em 2014, quando o robô era uma “suculenta ambulante” em um projeto chamado “Compartilhando Tecnologia Humana com Plantas”, em tradução livre.

O inventor conta que a inspiração surgiu quando viu um girassol morto em uma exposição e que, por algum motivo, a planta estava posicionada em sombras. “As plantas são, geralmente, inexplicavelmente e eternamente passivas. Você pode cortá-las, queimá-las e tirá-las da terra que elas não fazem nada. Elas têm o menor grau de liberdade entre todas as criaturas da natureza”, diz o roboticista.

“Com uma base móvel robótica, as plantas podem experimentar mobilidade e interação. Espero que esse projeto possa trazer alguma inspiração para a relação entre a tecnologia e as configurações-padrão naturais”, completa.

Tianqi detalhou todo o seu projeto no fórum Vincross.

Fonte: The Verge

Pechinchas, cupons, coisas grátis? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *