Google recria ferramenta para ajudar usuários a controlar dados para publicidade

A Google está atualizando suas políticas relacionadas à publicidade. Ela ampliou sua plataforma chamada “Personalização de anúncios” em que é possível ver todas as informações que o buscador leva em conta na hora de apresentar publicidade ao usuário.

Ao visitar o link oferecido pela empresa, é possível acessar uma lista de todos os assuntos que estão relacionados a esta conta. Isso pode ir desde informações pessoais básicas e mais amplas, como gênero, idade e localização, até conexão com marcas mais citadas e buscadas pelo usuário.

Também nesta mesma plataforma, são mostradas as informações que cada um dos itens da lista retém do usuário, além de como estes dados são captados. Por exemplo, em uma das abas de uma determinada marca, a Google informa que os anúncios são mostrados com base em “sua visita ao site/app do anunciante”.

Junto com a descrição, é possível também escolher se prefere continuar recebendo anúncios relacionados ao assunto mostrado ou não.

Site informa como informações foram coletadas e oferece opt out (Foto: Captura)

Por fim, a plataforma ressalta recorrentemente que a “Google não vende suas informações pessoais para ninguém”.

A mudança vem após o General Data Protection Regulation (GDPR), conjunto de leis europeias de proteção de dados, que entrou em vigor no último dia 25. Além disso, recentemente, senadores americanos pressionam a Comissão Federal de Comércio dos EUA a investigar a Google sobre vendas de dados pessoais de usuários para terceiros.

Fonte: Google Ad Settings

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via Canaltech

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