Saiba como calcular o tamanho ideal de uma TV 4K de acordo com a sua sala

A Copa do Mundo de 2018 está chegando, e muita gente está saindo em busca de uma nova TV para colocar na sala. E quem é mais preocupado com uma boa experiência para assistir TV certamente já se perguntou: qual é o tamanho de TV ideal para as dimensões da minha sala?

Nós conversamos com Samsung e LG, as líderes no mercado de TVs no Brasil no momento, para descobrir se realmente existe alguma recomendação de tamanho de tela em relação à distância que o consumidor fica do televisor. A ideia é ter uma boa experiência com o aparelho sem ficar muito perto nem muito longe, para não perder detalhes nem enxergar as divisões entre os pixels.

Quanto maior for a tela da sua TV, mais distante dela você terá que ficar para não enxergar as divisões entre os pixels

No geral a regra é a seguinte: quanto maior for a tela da sua TV, mais distante dela você terá que ficar para não enxergar as divisões entre os pixels. Mas isso considerando que a resolução delas não muda de acordo com o tamanho.

Mas o caso é que estamos em um momento de transição atualmente, no qual as TVs com resolução 4K estão em um movimento para substituir as Full HD nas lojas e também na casa dos consumidores. Então, não adianta a gente levar em consideração apenas o tamanho da tela, pois temos pelo menos duas principais resoluções diferentes disponíveis no mercado.

Calcular ou não calcular?

A LG não indica um tamanho máximo ou mínimo de TV para que as pessoas tenham em casa

É interessante também destacar que essa história de encontrar o tamanho de tela ideal considerando a distância do seu sofá até a tela é algo relativo. A LG, por exemplo, não acredita que isso deva ser levado em conta na hora de comprar um novo televisor. “A LG não indica um tamanho máximo ou mínimo de TV para que as pessoas tenham em casa, pois tudo depende da experiência que o consumidor busca”, disse Igor Krauniski, porta-voz da LG que conversou com o TecMundo.

Já a Samsung tem uma outra abordagem e recomenda alguns tamanhos de telas com resolução 4K para de acordo com a distância que o consumidor pretende colocar seu sofá da TV. “Considerando que as TVs 4K têm quatro vezes mais pontos (ou pixels) se comparado às TVs Full HD, as antigas referências de distância entre a tela e o consumidor mudaram drasticamente. Hoje, é tranquilamente possível assistir a um jogo de futebol em 4K em uma tela de 65 polegadas posicionado à apenas 2,5m da TV”, esclareceu Guilherme Campos, Gerente de Produtos de TV da Samsung Brasil.

Hoje, é tranquilamente possível assistir a um jogo de futebol em 4K em uma tela de 65 polegadas posicionado à apenas 2,5m da TV

Claro que ainda não temos transmissão de TV ao vivo em 4K, nem na TV digital nem na por assinatura. Contudo, a Samsung lançou recentemente umaapp para suas smart TVs que vai transmitir os jogos da Copa em 4K via internet. A narração e conteúdo será do SporTV. É por isso que Campos fala em jogo de futebol nessa resolução.

De qualquer forma, o que Campos no recomentou sobre o posicionamento de TVs na sala em relação ao tamanho da tela é o seguinte:

Telas de 50’’ pode ficar até 2 metros de distância do consumidor e ainda oferecer uma boa experiência, preservando os detalhes sem mostrar contornos de pixels. Telas de 50’’ a 55’’ ficam confortáveis entre 2 e 2,5 m, as de 65’’ ficam boas entre 2,5 e 3 m, e as de 75’’ ou 82’’ são para mais de 3 metros de distância.

Acontece que existem muitos outros tamanhos de tela por aí, então nós preparamos esse gráfico para você entender melhor a situação.

tamanho de tv distância

Como fazer as contas

Para as TVs Full HD, é interessante fazer a seguinte conta:

D*18=P

Substitua o “D” pela distância em metros entre você e a posição em que deseja colocar a TV e multiplique por 18. O resultado “P” será o tamanho ideal em polegadas para a sua nova televisão Full HD. Você também pode fazer a conta inversa, substituindo o P pelo tamanho da TV que você quer comprar a fim de encontrar o D, que é a distância ideal. Nesse caso, o 18 que estava multiplicando do lado esquerdo da equação, passa para o direito dividindo. Assim, é só dividir o tamanho da tela em polegadas por 18.

Para as TVs com resolução 4K, também conhecidas como Ultra HD ou HD, faça a seguinte conta:

D*25=P

Da mesma forma que explicamos acima, você pode substituir o “D” pela distância em metros entre você e a posição em que deseja colocar a TV e multiplicar isso por 25. O resultado “P” será o tamanho ideal em polegadas para a sua nova televisão Full HD. Você também pode fazer a conta inversa, substituindo o P pelo tamanho da TV que você quer comprar a fim de encontrar o D, que é a distância ideal. Nesse caso, o 25 que estava multiplicando do lado esquerdo da equação, passa para o direito dividindo. Assim, é só dividir o tamanho da tela em polegadas por 25.

Vale destacar que nós mesmos chegamos a essa constante, o 25, fazendo algumas contas baseadas nas recomendações de distância/tamanho que a Samsung nos passou. Assim, essa fórmula é apenas uma referência para você ter uma ideia do que pode ser uma experiência confortável na sua sala. Não há nada escrito em pedra nesse sentido e, no final das contas, o que realmente importa é o seu conforto.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: