Saiba como remover vírus e malware do seu aparelho Android

Especial explica como proteger o smartphone ou tablet contra ameaças e também como se livrar delas caso seu dispositivo seja infectado.


Vírus para aparelhos Android são raros, mas existem. Eles são quase sempre instalados por meio de apps enganosos. Por isso, a melhor maneira de evitar um vírus Android é se manter protegido baixando apenas software pela Google Play Store. Se um aplicativo malicioso acabar entrando na Play Store, o Google rapidamente irá retirar o aplicativo da loja e desinstalá-lo do seu aparelho, como já aconteceu algumas vezes, incluindo casos recentes em janeiro e março deste ano. 

Caso o seu aparelho seja infectado com algum malware, vamos explicar como colocá-lo no Modo Seguro (Safe Mode), remover o status de administrador do app malicioso (caso necessário) e desinstalar o app. Caso tudo isso falhe, então o indicado é restaurar as configurações de fábrica para remover o bug de uma vez por todas – apesar de você provavelmente não preferir isso, caso não tenha feito backup. 

Antes de começar, vale destacar que o seu smartphone ou tablet Android provavelmente não possui um vírus. O que é mais provável que você esteja vendo é um anúncio que quer te convencer que o dispositivo está infectado e que você precisa baixar um app – ou mesmo que o dispositivo esteja apresentando um comportamento mais lento do que o comum.

De onde vem os vírus para Android?

A principal forma para um vírus Android entrar no seu smartphone ou tablet é por meio de um aplicativo. Isso vale para alguns dos principais vírus que tomaram as manchetes nos últimos anos: Gunpoder, Ghost Trojan, Googlian e Godless. O Skygofree é outro poderoso malware/spyware Android que é instalado no seu aparelho por meio de links de download disponibilizados em sites falsos que fingem ser sites verdadeiros de marcas oficiais, como operadoras móveis.

Os vírus Android possuem objetivos diferentes, com casos de ameaças que rodam processos maliciosos no seu aparelho, roubam dados pessoais ou baixam software adicional, que nem sempre são maliciosos. Independente de qual o objetivo deles, você não os quer no seu gadget. 

Como evitar vírus e malware no Android

-Não baixe aplicativos fora da Google Play Store, a não ser que saiba o que está fazendo. Essa funcionalidade deverá estar desabilitada por padrão, mas para verificar você pode acessar o menu de Configurações/Ajustes (Settings)) do aparelho, ir até a seção de Segurança (Security), e depois garantir que a opção Fontes Desconhecidas (Unknown Sources) está desabilitada. Caso for instalar um app de fora da Google Play, tenha total certeza de que ele tem origem em uma fonte legítima e não venha de um site falso.

-Evite aplicativos clonados. Na maior parte das vezes você estará seguro baixando aplicativos pela Play Store. Mas já foram encontrados apps com código malicioso na loja do Google. Evite baixar software que pareçam apps clonados e tenham origem em desenvolvedores desconhecidos, ou aplicativo que simplesmente não fazem o que prometem (para isso, pode ser interessante ficar de olhos no reviews da Play Store).

-Verifique as permissões dos aplicativos. Não importa de onde você está instalando o aplicativo, verifique as suas permissões necessárias antes de apertar o botão “instalar”. Nunca permite um app com permissão de administrador do aparelho, o que evite que ele seja apagado. E um app de reprodução de vídeos realmente precisa visualizar os seus contatos? Como falado acima, você pode verificar os reviews on-line e navegar pelo site do desenvolvedor para checar a confiabilidade da fonte.

 -Mantenha o Android atualizado: as versões mais recentes do sistema não estarão necessariamente disponíveis para o seu smartphone ou tablet, mas você deve verificar se o dispositivo está com a atualização mais recente. Na próxima vez que for comprar um aparelho, considere uma marca que seja conhecida pelos updates de sistema liberados de forma periódica.

 -Instale um aplicativo de antivírus. Você não precisa necessariamente de um antivírus no seu aparelho Android, mas pode ser uma boa se for te deixar um pouco mais tranquilo sobre ameaças contra o dispositivo. Além disso, esses apps também possuem funcionalidades úteis. A nossa opção favorita para Android é a Bitdefender, mas existem diversas opções eficientes no mercado.

Como remover um vírus do Android

Em primeiro lugar, coloque o seu smartphone ou tablet no Modo Seguro. Isso evita que qualquer app de terceiros rode no aparelho, incluindo qualquer malware. Em muitos aparelhos, você pode apertar o botão “power” para acessar as opções de “ligar/desligar”. Feito isso, então aperte e segure o botão Power para acionar a opção para reiniciar o dispositivo no Modo Seguro. 

Caso esse comando não funcione, então procure no Google como colocar o modelo do seu smartphone no Modo Seguro (Safe Mode) e siga as instruções. Quando o aparelho estiver no Modo Seguro, você verá um aviso com os dizeres “Modo Seguro” no canto inferior esquerdo da tela.

Então abra o menu de Ajustes/Configurações e escolha a opção Apps. Então certifique-se de estar visualizando a aba Baixados (Downloaded) – isso vai depender da versão do Android que você está rodando.

É provável que você saiba mais ou menos quando o seu smartphone ou tablet começou a se comportar de maneira estranha, e normalmente é possível alinhar isso com um novo aplicativo que possa ter sido baixado. Caso não saiba o nome do app que infectou seu aparelho, navegue pela lista de aplicativos em questão e busque por algo que pareça estranho e/ou falso, que você saiba que não instalou ou que não deveria estar no seu dispositivo. Toque no app malicioso em questão para abrir a sua página de informações e então clique na opção Desinstalar (Uninstall).

Na maioria dos casos, isso é tudo que você precisa fazer para remover o vírus, mas ocasionalmente poderá encontrar o botão de Desinstalar desabilitado. Isso acontece quando o vírus concede status de administrador para ele próprio.

Então saia do menu Apps e toque em Configurações, Segurança (Security), Administradores do Aparelho (Administrators). Lá você encontrar uma lista com todos os apps do seu aparelho com status de administrador. Depois simplesmente desmarque a caixa do app que quer remover, então toque em Desativar (Deactivate) na tela seguinte. Agora você deverá poder voltar ao menus de apps e remover esse aplicativo. 

Com o vírus agora fora do seu smartphone ou tablet, tudo que você precisa fazer é reiniciar o aparelho para retirá-lo do Modo Seguro.

Agora que ele está funcionando corretamente, é uma boa ideia fazer backup de todos os seus dados, especialmente os mais importantes/sensíveis, e instalar um aplicativo de antivírus para te auxiliar na proteção do dispositivo.

via IDG Now!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *