Documentos da Intel alimentam rumores sobre Coffee Lake de 8 núcleos

PC World / EUA

17 de abril de 2018 – 11h00

Links para página de documentação da fabricante publicados no Reddit aumentaram expectativa por novo chip de 8 núcleos, ainda mais após os novos AMD Ryzen


Três novas listagens no site de documentação da Intel podem provar que um chip Coffee Lake de 8 núcleos está sendo desenvolvido, o que forneceria uma potencial resposta contra a segunda geração de chips Ryzen, da rival AMD, anunciada na última semana. 

Observadores do mercado de chips publicaram no site Reddit os links para essa página de documentos do Coffee Lake S, com referência a algo chamado de “Coffee Lake S 8+2”. Como os chips Coffee Lake atuais chegam a até seis núcleos e 12 threads, a especulação natural é que a Intel esteja  preparando um novo processador de 8 núcleos.

Os documentos em questão cobrem elementos técnicos como detalhes do empacotamento mecânico do chip, assim como a memória DDR4 que será usada com ele. É preciso ter um login de desenvolvedor da Intel para baixar o documento em si, por isso não é possível confirmar os detalhes deste suposto chip de 8 núcleos – ou o que significaria esse “+2” do título, apesar que provavelmente é uma indicação sobre as capacidades gráficas integradas do processador. 

Os chips Ryzen, da AMD, sempre ofereceram mais núcleos do que os chips Core i7 ou Core i9, da Intel; neste caso, são oito núcleos contra seis núcleos. A AMD anunciou recentemente os detalhes da sua segunda geração de processadores Ryzen e eles mantém a sua vantagem principal. Essa vantagem, obviamente, desapareceria caso a Intel lançasse um chip Coffee Lake de 8 núcleos.

Infelizmente, os documentos técnicos em questão não oferecem nenhuma indicação ou pista sobre o falado chipset Z390, que surgiu recentemente como uma potencial adição ao roadmap de chipsets Coffee Lake.

A PC World dos EUA entrou em contato com a Intel pedindo por comentários sobre o assunto, mas não recebeu uma resposta até o fechamento da reportagem.

via IDG Now!

Deixe uma resposta