Site da UnB é hackeado por grupo que reivindica auditoria na universidade

16/04/2018 – 18h22

Invasores assinaram mensagem fazendo referência ao desenho japonês ‘Naruto’; UnB confirmou tentativa de ataque


Aqueles que tentavam acessar o site da Universidade de Brasília (UnB) neste domingo (15) se depararam com uma versão alterada do portal. Na home do site, uma imagem fixada trazia uma mensagem que pedia por “um Ministério da Educação mais justo” e uma auditoria das finanças da universidade, uma clara menção à crise financeira e orçamentária que a UnB enfrenta neste ano.

A autoria do ataque hacker ainda não é conhecida, mas os invasores assinaram a mensagem fazendo referência ao grupo “Akatsuki”, nome de uma organização fictícia do desenho japonês “Naruto”.

Segundo informações do G1, usuários começaram a reportar o problema por volta das 16h de domingo. O site da universidade chegou a ser tirado do ar. Na tarde desta segunda-feira (16), o serviço voltou a funcionar normalmente. Por meio de nota, a UnB confirmou a tentativa de invasão ao portal e informou que investiga o caso através do Centro de Informática (CPD).

Esta não é a primeira vez que um sistema da universidade cai. Como lembra a reportagem do G1, no último dia 7, a rede de internet da UnB ficou fora do ar da manhã até o início da noite, afetando o funcionamento do ensino à distância, do Restaurante Universitário e da Biblioteca Central. A interrupção teria sido feita para manutenções de rotina, de acordo com a Universidade

 hacker-naruto

via IDG Now!

Deixe uma resposta