Especial: tudo o que já sabemos sobre o aguardado Android P

Ainda sem nome definido, Android 9.0 deve ter mais detalhes revelados em maio durante o Google I/O. Preview para desenvolvedores já está disponível.


Imagem: Google/divulgação

Com o Android P Developer Preview já disponível, temos agora uma ideia muito melhor do que esperar da próxima versão do sistema móvel do Google.  

Neste especial, falaremos sobre quando ela deve chegar e o que você pode esperar do Android 9.0, que poderá (ou não) ser chamado de Android Popsicle.

Developer Preview

Liberado no início de março, o Developer Preview do Android P está disponível apenas para os aparelhos do Google: Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL – é possível baixar a imagem do update e passá-la para o aparelho ou rodar o Android P em um emulador. 

Vale notar que o Developer Preview não é voltado para usuários padrão. Um preview para consumidores deverá ser disponibilizado em breve, provavelmente em maio, quando acontece a conferência anual de desenvolvedores Google I/O. É recomendado esperar até lá para testar o novo Android.

Como o Android 9.0 será chamado?

Desde o início dos dias, as atualizações do Android são nomeadas com referências a doces e em ordem alfabética. Até agora, tivemos os seguintes nomes:

Android Donut (v1.6)

Android Eclair (v2.0)

Android Froyo (v2.2)

Android Gingerbread (v2.3)

Android Honeycomb (v3.0)

Android Ice Cream Sandwich (v4.0)

Android Jelly Bean (v4.1)

Android KitKat (v4.4)

Android Lollipop (v5.0)

Android Marshmallow (v6.0)

Android Nougat (v7.0)

Android Oreo (v8.0)

androidoreobanner_625.jpg

Em 2018, deveremos ter o lançamento do Android P. No entanto, o nome do update só deverá ser anunciado no próximo trimestre. Enquanto isso, é possível fazer um exercício de adivinhação.

Já existem rumores de que o nome poderá ser Android Pie, Android Pecan Pie ou Android Pumpkin Pie, graças  à referência ao Android Pi no Android Open Source Project – mas isso não soa muito como o Google.

A gigante também vem compartilhamento imagens de picolés no Instagram. ‘Popsicle’ (‘picolé’, em inglês) é uma marca registrada, mas isso não significa que o Google não chegará lá.

O perfil oficial Google Developers também vem deixando pistas no Twitter, e o código binário desta imagem te leva para o site google.com/io em que é possível usar o Street View para explorar a área de recepção de um prédio do Google Developers. Há diversos enigmas para resolver, e fechado em uma segunda sala você encontrará um bolo de abacaxi. Será que estamos olhando para o Android Pineapple (Pineapple significa abacaxi em inglês)?

Outras fontes apontam para Android Pistachio Ice Cream (sorvete de pistache, em português), que é aparentemente como o Google está chamando o novo sistema internamente. Se encaixaria nos requerimentos de nomes de doces, e a partir de nomes anteriores, sabemos que o Google gosta de sorvetes. Mas pistache? Não parece muito provável.

Até agora, a nossa opção favorita é Android Popsicle.

Quando o Android 9.0 será lançado?

Um preview do Android 9.0 para os consumidores deverá ser anunciado durante o Google I/O 2018, que será realizado entre 8 e 10 de maio nos EUA. Depois, deveremos ter alguns betas públicos até o lançamento final, que pode acontecer por volta do fim de agosto deste ano.

androidpdestaque_625.jpg

Quando o meu aparelho receberá o Android 9.0?

Apesar de o Android 9.0 ter um lançamento previsto para agosto de 2018, o sistema não será disponibilizado imediatamente para todos os aparelhos Android. O update chegará primeiro aos smartphones Google Pixel e deveremos ter novos aparelhos chegando ao mercado com o Android P por volta de setembro, quando acontece a feira de tecnologia IFA 2018, em Berlim. 

Vale notar que os updates são liberados pelas fabricantes dos dispositivos e pelas operadoras de telefonia e não pelo próprio Google. Isso porque as atualizações precisam ser refinadas para funcionarem com qualquer customização feita por essas empresas.

Os aparelhos com interfaces padrão – como os da Nokia, que já confirmou o Android P para todos os seus smartphones lançados em2 2017 – estarão entre os primeiros a receberem o update. Depois será a vez de fabricantes como Samsung, LG e Sony, que deverão começar a liberar o Android 9.0 entre o fim de 2018 e início de 2019.

Não há garantia de que o seu aparelho receberá o Android 9.0. A fragmentação ainda é um problema e tanto para o sistema do Google. Para se ter uma ideia, ainda há aparelhos no mercado rodando o já antigo Android 2.3.3 (Gingerbread), segundo números de fevereiro.

O que esperar do Android 9.0 em termos de recursos?

Segundo desenvolvedores Android, alguns dos novos recursos principais do Android P deverão incluir:

-Simplicidade, velocidade, e muitas novas maneiras de estender os seus apps

-MessagingStyle e outros updates de notificação

-APIs multi-câmera

-Sensibilidade de custo de dados no JobScheduler

-O Ars Technica publicou um screenshot que encontrou no blog Android Developers que sugere que o Google está redesenhando a barra de navegação. Nesta suposta nova versão, o botão de multitarefa sumiu, deixando apenas o botão de voltar e um botão home maior.

 -Anteriormente, desenvolvedores XDA também tinham sugerido que o Google removerá o acesso APIs não oficiais (que não fazem parte do SDK oficial) – uma notícia que, caso seja confirmada, deverá irritar alguns desenvolvedores.

-O novo sistema também evitará que apps maliciosos rodando em segundo plano consigam acessar a câmera e o microfone do aparelho para espionar o usuário, segundo o blog Android Open Source Project, conforme o Slashgear.

-Outro potencial novo recurso tem a ver com tamanhos menores de arquivos de imagens. No iOS 11, a Apple introduziu os arquivos HEIC, que também são conhecidos como HEIF ou High Efficiency Image Format. O padrão deixa as imagens JPEG com um tamanho 50% menor. Vale notar que o HEIC não é um formato de imagem proprietário desenvolvido pela própria Apple, então existe a possibilidade de o Google optar pelo mesmo formato. No entanto, o Google também está trabalhando com a Alliance for Open Media na sua própria versão que atualmente é capaz de criar imagens 15% menores do que o HEIC. Resta saber se esse projeto, que ainda está no seu início, estará pronto a tempo do lançamento do Android 9.0

-Segundo a Bloomberg, o Android está prestes a ser adaptado para oferecer suporte para smartphones com um design com um notch (entalhe) na parte de cima de tela, seguindo a tendência lançada pelo iPhone X.

Entre os nossos desejos para o novo Android estão um período menor de lançamento e uma fragmentação menor entre os aparelhos, suporte melhorado para o modo Picture-in-Picture, e avanços em duração de bateria e desempenho.

O Google também está trabalhando em outro sistema operacional chamado Fuchsia, que, segundo dizem, poderá substituir o Android em longo prazo.

via IDG Now!

Deixe uma resposta