Como fazer o app do Facebook gastar menos bateria do celular

A bateria parece ser o calcanhar de Aquiles de qualquer smartphone. Por mais que o mercado de dispositivos móveis esteja ganhando modelos cada vez mais bonitos, elegantes e poderosos, a autonomia energética continua sendo um ponto de descontentamento para os usuários — afinal, de nada adianta ter um celular que, embora tenha um desempenho invejável, não consegue ficar um dia inteiro longe da tomada.

Mas saiba que a culpa nem sempre é da fabricante do seu gadget, mas sim dos aplicativos que você instala nele. Alguns softwares não são otimizados para priorizar a economia energética e consomem mais bateria do que deveriam. E, como comprovado através de um recente estudo internacional conduzido pela Avast, o app oficial do Facebook é um dos grandes vilões nesse quesito.

Deletá-lo seria uma das opções mais rápida; substitui-lo pelo Facebook Lite (edição mais simples e leve do app) também pode ser uma ótima saída. Porém, se você não quer desapegar do programa e ainda assim procura um jeito de reduzir seu consumo energético, saiba que existem duas configurações que podem melhorar bastante a situação e com o mínimo de sacrifício possível.

Desative o uso constante do GPS

Na maioria das vezes, ao instalar o app oficial do Facebook, os usuários nem prestam atenção nos privilégios que o aplicativo solicita e simplesmente vai concordando com tudo que ele pede. Dessa forma, sem perceber, todo mundo autoriza que o software fique utilizando o GPS do aparelho mesmo quando ele não estiver aberto, rastreando de forma contínua a sua geolocalização.

De acordo com a rede social, isso é necessário para ativar alguns recursos que, venhamos e convenhamos, nem são lá muito úteis, como receber alertas sempre que algum amigo seu estiver nas proximidades. Trata-se de uma função que vale a pena desativar em prol de uma maior economia na bateria de seu gadget — afinal, o GPS é um recurso que consome bastante energia.

No iOS, existem dois caminhos para acessar essa configuração: a primeira é entrando na janela de ajustes do próprio iOS e descendo a tela até encontrar o Facebook. A segunda maneira é entrando direto no app, indo em “Configurações da conta” e em seguida em “Localização”.

Desligue a localização constante para reduzir o consumo de bateria (Captura de tela: Ramon de Souza/Canaltech)

Você vai cair na mesma tela, que exibe as permissões do software. No campo “Localização”, escolha a opção “Durante o uso do app” para que o Facebook só use o GPS quando ele estiver aberto ou “Nunca” para desativar completamente a função.

No Android, você precisa abrir a janela de configurações, ir em “Apps e notificações”, encontrar o Facebook e entrar em “Permissões”. Em seguida, encontre a alternativa “Local”. Neste SO, só existem duas alternativas: ligado ou desligado. Sendo assim, caso você queira reativar o GPS momentaneamente para usar no aplicativo (ao fazer um check in, por exemplo), será necessário voltar nesta tela para ligá-lo manualmente.

Desative as atualizações em segundo plano

As atualizações em segundo plano permitem que, mesmo quando fechado, o Facebook mantenha alguns de seus processos em execução, emitindo notificações em tempo real sempre que alguém lhe marcar em uma foto ou comentar em uma publicação sua, por exemplo.

A menos que você realmente tenha urgência em se manter atualizado sobre tudo o que acontece na rede social, é possível desativar tal recurso — dessa forma, você só receberá as notificações quando efetivamente abrir o app e poderá economizar ainda mais a bateria do smartphone.

Atualizações em segundo plano consomem muita energia (Captura de tela: Ramon de Souza/Canaltech)

Realizar tal configuração é ainda mais simples: no iOS, basta acessar a janela de ajustes, entrar no setor “Geral” e em seguida tocar em “Atualizações em 2º plano”. Encontre o Facebook e desative-o.

Já no Android, você precisa entrar nas configurações, visitar a seção “Apps”, encontrar o Facebook e tocar em “Uso de dados”. Em seguida, desative a opção “Dados em segundo plano”.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *