Especial: os melhores aplicativos para gerenciar arquivos no Android

Lista traz ferramentas para garantir que você tenha a melhor experiência possível na hora de buscar, administrar e apagar documentos no smartphone.


O gerenciamento de arquivos não é a parte mais atraente para os donos de smartphones – mas se você utiliza o seu dispositivo móvel para produtividade, é algo importante para considerar.

Afinal de contas, o smartphone é a sua conexão constante com o mundo. É basicamente o novo PC. E independente do seu trabalho envolver apresentações, arquivos PDF, documentos Word ou imagens, mais cedo ou mais tarde você irá acabar em uma situação em que precisa ficar mexendo com arquivos no celular.

Com as ferramentas corretas, no entanto, lidar com os arquivos do seu smartphone não precisa ser um incômodo. E a boa notícia? O Android possui muitas opções de qualidade.

Confira abaixo as melhores delas, organizadas pelos tipos de tarefas que te ajudam a realizar.

-Encontre, organize e manipule arquivos no celular

Solid Explorer File Manager

Os gerenciadores de arquivos para Android existem aos montes, mas o Solid Explorer se destaca em meio ao bolo com uma mistura incrível de design intuitivo e recursos poderosos. Em outras palavras, o app traz muitas utilidades, mas permanece uma solução simples e agradável de ser usada.

Em seu núcleo, o Solid Explorer é basicamente um navegador de arquivos – uma maneira para você analisar o armazenamento local do seu aparelho e abrir ou manipular itens conforme necessário. É possível recortar, copiar e colar arquivos; mover arquivos para dentro ou fora das pastas; renomear arquivos e pastas; e realizar buscas pelo dispositivo. E, obviamente, você pode compartilhar arquivos diretamente a partir do browser para qualquer outro app no seu smartphone. 

O Solid Explorer consegue até filtrar seus arquivos por categoria para que você possa visualizar todas as suas imagens, vídeos ou arquivos de áudio juntos – independentemente de onde eles estão armazenados ou com qual app possam estar associados – em um único local.

Alguns dos recursos mais avanços do Solid Explorer incluem a habilidade de comprimir ou descomprimir coleções de arquivos e a opção de adicionar uma camada extra de segurança, com senha ou impressão digital, para qualquer pasta ou arquivo.

E, para além do armazenamento local, o Solid Explorer também permite a integração com diversos serviços de armazenamento na nuvem, como Dropbox, Google Drive, OneDrive ou o seu próprio servidor privado – e então funcionar como uma interface simplificada para gerenciar todas as suas coisas e transferir dados entre diferentes locais com facilidade.  

Se você virar o seu smartphone na orientação horizontal, o app lhe dará dois painéis lado a lado para arrastar e soltar arquivos.

O Solid Explorer é gratuito por 14 dias, como um teste, e depois exige um pagamento de 2 dólares (via compra no aplicativo) para você poder continuar usando a solução. 

-Transfira arquivos entre aparelhos sem cabos

Pushbullet

Já se encontrou em uma situação em que precisava transferir rapidamente uma imagem do seu smartphone para o computador? Ou talvez passar um PDF do laptop para o celular? Quando o assunto são transferências wireless rápidas entre dispositivos, a Pushbullet é a ferramenta que você precisa. 

Com o app da Pushbullet no seu aparelho Android e na outra plataforma – seja Android, iOS, Windows ou qualquer computador com Chrome, Firefox, Safari ou Opera instalado – você pode passar arquivos de um dispositivo para o outro sem nenhum esforço. Tudo que você precisa fazer é compartilhar o arquivo a partir do seu smartphone via Pushbullet, então selecionar o aparelho de sua escolha e apertar o botão/tocar na tela. Alguns segundos depois, o documento aparecerá neste dispositivo.

Enviar um arquivo de um computador para o smartphone com a ferramenta também é bastante simples. Com a extensão de navegador da Pushbullet, por exemplo, apenas clique no ícone da Pushbullet, certifique-se de que o smartphone esteja selecionado como destino, depois escolha o arquivo que quiser enviar e clique no botão “Send”. 

A ferramenta é gratuita para envio de arquivos de até 25MB (cada). Caso precise transferir documentos maiores do que isso, então é possível assinar o plano pro-level, que oferece um limite de 1GB de tamanho (além de outros recursos) e custa 40 dólares ao ano.

-Faça backup e sincronização automáticos das pastas do aparelho

FolderSync Pro

Possui pastas específicas que quer manter sincronizadas entre o seu smartphone e a nuvem? Então o FolderSync é o programa indicado para você. O aplicativo te permite parear pastas no seu smartphone com equivalentes de todos os tipos de serviços de armazenamento baseados na web – serviços de nuvem pública como Dropbox, Google Drive ou OneDrive; provedores orientados a servidores como Amazon S3, Go Daddy ou OwnCloud; ou mesmo o seu próprio servidor privado via WebDAV ou FTP. 

Você pode configurar as sincronizações para que sejam em uma ou duas vias e para que aconteçam no intervalo de tempo da sua escolha. É possível até mesmo criar filtros para excluir determinados tipos de arquivos (ou incluir apenas arquivos que atendam a condições específicas). 

Uma vez configurado, o FolderSync efetivamente transforma a sua pasta local do smartphone e a pasta associada na nuvem em uma única e mesma pasta, sem que seja necessário nenhuma ação da sua parte – e essa é uma paz de espírito poderosa.

O FolderSync Pro custa 3 dólares. Uma versão “lite” gratuita também está disponível, mas elas não conta com a opção de filtros e traz diversos anúncios invasivos.

-Fique sempre de olho no armazenamento do smartphone

Files Go

O armazenamento local de um smartphone é limitado – e com todos os apps, documentos, músicas, vídeos e outros tipos de arquivos que você baixa e cria, é muito fácil que esse espaço seja “comido” com o tempo. Então como fazer para que o celular fique sempre com espaço sem limitar o seu uso?

O aplicativo gratuito Files Go, do Google, é a resposta mais simples para isso. O app analisa de forma contínua o seu armazenamento e então oferece sugestões inteligentes sobre maneiras para liberar espaço no smartphone – ao remover coisas como arquivos duplicados, arquivos temporários de apps ou arquivos especialmente grandes, por exemplo. 

O Files Go funciona de maneira integrada com o Google Photos e vai te sugerir a remoção de qualquer imagem ou vídeo que já tenham sido copiados para a plataforma na nuvem. A ferramenta vai até mesmo procurar por apps que você não abre há semanas e sugerir que os desinstale para liberar espaço.

Vale notar que o Files Go não fará nada que você não queira, mas fornecerá sugestões contínuas sobre como manter livre o armazenamento do aparelho. Cabe ao usuário seguir ou não essas dicas.

via IDG Now!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *