Programador relança gerenciador de arquivos do Windows 3.0 para PCs atuais

Se você gosta de computação retrô e não quer — ou não pode — substituir seu Core i7 por um IBM da década de 1990, anime-se. Craig Wittenberg, chefe de desenvolvimento que trabalha na Microsoft desde 1982, lançou nesta segunda-feira (9) uma edição especial do gerenciador de arquivos do Windows 3.0 que funciona perfeitamente no Windows 10.

Esta é a sua chance de usar um programa com 28 anos de idade sem necessariamente perder sua produtividade, visto que ele possui todos os recursos esperados de um software do tipo.

O port foi batizado como WinFile e está disponível através do GitHub; na página de download, também encontram-se orientações para executá-lo corretamente. Vale lembrar que este não pode ser considerado um produto oficial da Microsoft; Wittenberg escreveu o programa em seu tempo livre e por pura diversão com o intuito de ajudar terceiros a relembrar momentos históricos da computação.

Vale lembrar que o gerenciador de arquivos — algo que, nos dias de hoje, todo mundo considera comum — nasceu com o Windows 3.0, em 1989. Até então, não existia nenhuma interface gráfica para organizar as informações presentes na máquina, sendo necessário empregar ferramentas baseadas em texto (como o MS-DOS) para realizar o gerenciamento.

Fonte: Lifehacker

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *