Tupperware desenvolve com a NASA produto para cultivo de vegetais no espaço

Sabe aqueles potes de plástico que você usa em casa para guardar alimentos? Pois bem, agora a Tupperware Brands desenvolveu, em parceria com a NASA e a TechShot, empresa de engenharia espacial, um produto voltado exclusivamente para o cultivo de vegetais no espaço.

O produto é chamado POND, sigla para Passive Orbital Nutrient Delivery System (“Sistema orbital de entrega passiva de nutrientes”, em tradução livre) e foi desenvolvido com tecnologia criada na Estação Espacial Internacional (ISS). Os astronautas, em 2014, desenvolveram o “Veggie”, um sistema para plantação de vegetais e folhas consumíveis no espaço. A partir daí, a Tupperware passou a colaborar para criar um produto que utilizasse menos recursos para a produção, mesmo em um ambiente hostil como é a estação espacial.

Produto funciona com dois níveis (Foto: Divulgação)

O POND funciona da seguinte forma: dividido em dois níveis, sendo o primeiro um compartimento preto inferior onde fica a planta, e outro é uma tampa transparente removível para o controle da água, que, juntos, funcionam como um espaço equivalente à Terra para o cultivo de vegetais. Seis unidades foram enviadas à ISS na última semana, junto com o lançamento de suprimeiros e equipamentos feito pela SpaceX. Outros seis já estão agendados para envio no próximo mês.

“O objetivo sempre foi atender às necessidades dos consumidores, seja por produtos para micro-ondas ou processadores de alimentos que não necessitam de eletricidade e, agora, estamos orgulhosos em dizer que isso inclui também produtos que contribuem para o crescimento da vegetação no espaço”, comemora o Vice-Presidente de Pesquisa e Inovação da Tupperware Brands, David Kusuma.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta