Saiba como tirar uma screenshot no Windows 10

Lista traz quatro formas simples para copiar e compartilhar rapidamente uma imagem da tela do seu PC com outros usuários.


Existem diversas boas razões pelas quais você pode querer tirar uma screenshot no Windows, seja para mostrar rapidamente a alguém o que há no seu desktop ou para capturar um momento de um vídeo que você queira compartilhar. Os controles de screenshot embutidos do Windows 10 são fáceis de usar, mas não são exatamente óbvios.

Confira abaixo três atalhos de teclado embutidos no Windows para tirar uma screenshot – a maioria deles também funciona em versões anteriores do sistema da Microsoft – além de uma ferramenta específica para quem precisa de um utilitário mais poderoso.

-Leia também: Saiba como tirar uma screenshot em qualquer smartphone Android

Print Screen

O velho padrão para screenshots ainda existe no Windows 10. Aperte o botão PrtScn no seu teclado e a sua tela inteira (ou telas, no caso de uma configuração com mais de um monitor) será copiada para o clipboard. A partir daí, você pode abrir essa imagem no Paint, GIMP, Photoshop ou em qualquer outro programa de fotos que te permita colar uma imagem.

PrtScn + tecla Windows

Disponível desde o Windows 8, essa é uma versão atualizada do PrtScn. Aperte as duas teclas (PrtScn + Windows) ao mesmo tempo e a sua tela (ou telas) irá “piscar” por um segundo, como se o obturador de uma câmera estivesse abrindo e fechando. Então abra o Explorar (File Explorer), vá em Imagens (Pictures) e depois em Screenshots – lá estará a sua screenshot te esperando.

Copie apenas a janela atual

Se tudo que você precisa é de um screenshot do programa que estiver usando no momento – como Chrome, Word ou Excel – então aperte Alt + PrtScn. O comando copiará uma imagem da janela em foco naquele momento para o clipboard do sistema. Assim como ao usar o atalho PrtScn, você então poderá colar a imagem em um programa de edição de fotos ou amigável a imagens (como o web app do Gmail).

Snipping Tool

A ferramenta embutida Snipping Tool (Ferramenta de Recortar, em tradução livre), do Windows, te permite capturar um pedaço específico da tela, para depois salvar e compartilhar essa imagem.

Para começar, clique no botão Iniciar (Start), digite “snip” e então clique em Snipping Tool. Em seguida, clique no menu drop-down Novo (New) e selecione o formato desejado do seu “recorte”.

Você sabe que o programa está pronto para recortar quando a sua tela escurecer um pouco – não se espante com isso. Caso ainda não esteja pronto para recortar o pedaço da tela de sua escolha, apenas clique em Cancelar (Cancel) para depois retomar a ação.

Esse processo de recortar envolve clicar e arrastar uma caixa (destacada em vermelho) em torno da área da tela que você quer salvar. No momento em que soltar o botão do mouse, a área capturada aparecerá na janela da Snipping Tool.

A partir daí, você pode salvar esse recorte (seja em GIF, JPEG, PNG ou HTML), copiá-lo para o clipboard, enviar por e-mail, ou adicionar algumas anotações.

via IDG Now!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *