Descubra o que são APIs e como elas facilitam sua vida

Imagine a seguinte situação: você está procurando algum lugar bacana para ir com os amigos no final de semana, e eis que acha o site de um restaurante. Lá, há um mapa pronto, exibindo a localização do estabelecimento sem você precisar pesquisar nada. E aquela vez em que você foi entrar em um site e decidiu fazer login pelo Facebook, para não ter que se cadastrar? 

Se você ficou atento, deve ter percebido que todos esses exemplos mostram uma espécie de integração feita automaticamente. Pois é, isso é uma API — ou seja, uma “Application Programming Interface“, que pode ser traduzida como “Interface de Programação de Aplicativos”. Apesar do nome comprido, as APIs existem para deixar tudo mais fácil para os usuários, interligando funções em um site para que elas sejam utilizadas em outros contextos. 

API

Geralmente, as APIs são feitas quando as empresas de software querem que outros desenvolvedores criem produtos que possam ser associados ao seu serviço. Aí, eles disponibilizam espécies de manuais com códigos e instruções, para que os recursos sejam usados da forma desejada em outros sites. 

Por que é tão importante?  

Como as APIs permitem que integrações específicas sejam feitas, é possível até mesmo monetizar os acessos. Quer um exemplo simples? A própria Netflix! Afinal, os assinantes só conseguem acessar o conteúdo se pagarem um valor determinado. Além disso, é possível descobrir quem acessou o site, de qual local e quando o acesso foi feito. 

2

No meio disso tudo, você deve ter reparado a quantidade de dados que podem ser usados nas APIs. Quando uma API é desenvolvida, os programadores precisam ter em mente que diversas informações importantes estarão trafegando por meio dela. Assim, dá para ter uma ideia de como a segurança é crucial nesse assunto, certo?  

Felizmente, há alguns recursos simples que podem ser utilizados; um deles é conhecido por você: a autenticação. Para ter certeza de que quem está acessando a API é realmente a pessoa que diz ser, é importante que o desenvolvedor aplique padrões de autenticação e autorização, assim como a criptografia dos dados para garantir a segurança das informações.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: