OpenDNS agora tem servidor no Brasil

O OpenDNS, serviço de DNS gratuito da Cisco, ganhou uma novidade importante para usuários brasileiros: a empresa inaugurou servidores no país, reduzindo significativamente a latência na resolução de domínios.

Trata-se do primeiro servidor do OpenDNS na América do Sul, mais precisamente no datacenter da Equinix em Santana de Parnaíba (SP), conforme apurou o Tecnoblog. Até então, os usuários no Brasil eram direcionados para servidores em Miami, geograficamente mais próximo do país.

OpenDNS

Nos nossos testes, o ping diminuiu bastante: até Miami, a latência em uma conexão da Vivo em São Paulo (SP) girava em torno de 130 a 140 milissegundos; com os servidores nacionais, o tempo caiu para 3 ms. Na prática, isso significa que os acessos a páginas da web poderão ficar sensivelmente mais rápidos.

O DNS tem a função de traduzir um endereço (tecnoblog.net) para um IP (104.25.134.33). Se o serviço for instável, o acesso a um site qualquer poderá ficar mais lento. Se o servidor de DNS estiver fora do ar, como aconteceu recentemente com o Google Public DNS, você terá dificuldade para acessar a web, mesmo quando sua conexão estiver normal.

Os servidores do OpenDNS continuam os mesmos: 208.67.222.222 e 208.67.220.220. Saiba como mudar o DNS no Windows e macOS e descubra qual é o mais apropriado para você.

Dica do Thiago Rodrigues. Obrigado!

OpenDNS agora tem servidor no Brasil

via Tecnoblog

Deixe uma resposta