Tablets com teclado destacável têm potencial fomentado por gigantes

Há algum tempo atrás, quando surgiram os tablets, muitas pessoas questionaram se esse dispositivo teria potencial de substituir o notebook, ou ser uma alternativa semelhante. De fato, os tablets assumiram uma categoria um pouco confusa, principalmente com a popularização dos smartphones com tela gigante.

Mas uma grande surpresa tem animado os fabricantes: enquanto as vendas de tablets comuns têm despencado, há uma procura muito grande pelos dispositivos híbridos, como o Ipad Pro, da Apple e o Surface Pro, da Microsoft. Segundo dados da IDC, um instituto de análise de mercado dos EUA, no quarto trimestre de 2017 as vendas desses aparelhos cresceram 10,3%, enquanto os tablets comuns registraram queda de 7,6% no mesmo período.

E toda essa popularidade desses dispositivos se dá pelo seu teclado destacável e das telas gigantes, que ampliam as possibilidades de uso, se tornando um acessório capaz de substituir os laptops em muitas tarefas.

E a concorrência, onde está?

Talvez esses dados de crescimento da categoria desperte o interesse da concorrência, porque ainda faltam aparelhos no mercado para que os tablets com teclado destacáveis se tornem mais populares e atraiam mais usuários.

As duas marcas que têm dedicado maior interesse no segmento são a Apple e a Microsoft, com os modelos já citados aqui. E, por isso, também são as que possuem maior participação e influência no crescimento das vendas.

A Samsung também tem aparelhos com a proposta, porém a marca não prioriza a publicidade e os investimentos neles. Será que isso vai mudar?

Seria o fim dos notebooks?

Há muito tempo o desuso de notebooks é discutido, mas ele se mantém até hoje. Por mais que as possibilidade de um tablet híbrido sejam gigantes — tela touch, loja de aplicativos, portabilidade et — acreditamos que ele não seja suficiente para suprir demandas de produtividade como os laptops. Sem contar que os hard users não se sentirão satisfeitos com o poder de fogo, ainda limitados.

Mas é bem provável que esses novos aparelhos roube a atenção de pessoas interessadas em comprarem um computador portátil para atividades corriqueiras, como acesso a internet e produção de texto.

Vamos acompanhar o mercado e observar

O que você acha de um tablet com teclado destacável? Você investiria em um, em vez de um notebook? Deixe sua opinião nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: