App fitness “Strava” apresenta falha e revela o endereço dos usuários

Diversos aplicativos de exercícios exibem o trajeto que o usuário percorreu, mas de maneira criptografada, evitando que pessoas de má índole possam vir a cometer qualquer tipo de ato contra ele. Entretanto, o app Strava apresenta – novamente – um erro de segurança, fazendo com que o endereço do atleta possa ser descoberto.

Atualmente, o recurso de criação de mapas permite que o usuário oculte o local de partida da atividade, exibindo apenas um círculo, como se ele a tivesse realizado corrida em uma pista ou um parque. Porém, a localização ainda será na região onde o exercício foi feito.

Vale lembrar que o usuário pode criar uma “zona privada”. A falha de segurança ocorre devido à ação de conceitos de geometria. Nos mapas circulares, é possível verificar o local onde ele terminou. A partir de três atividades realizadas, os pontos finais são criados em lugares diferentes; colocando os três no mapa, o centro é a localização da residência do atleta.

geometria

localização

Não é a primeira vez

O problema já ocorreu uma vez, revelando a localização de bases militares secretas dos Estados Unidos no Oriente Médio. Isso devido ao compartilhamento de informações públicas dos soldados que utilizavam o app.

base secreta

A empresa, na época, declarou que não se tratava de algo de sua responsabilidade, mas que trabalharia na melhoria das questões de privacidade do aplicativo para que isso não ocorresse mais. Pelo visto, não deu muito certo, não é?!

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: