Lenovo faz recall de laptop com bateria defeituosa que pode pegar fogo

Equipamentos eletrônicos que pegam fogo sozinhos ou que explodem próximos a seus donos podem dar uma dor de cabeça enorme a seus fabricantes. Dessa vez foi a Lenovo que precisou anunciar um recall de seu laptop Thinkpad X1 Carbon. Leve e poderoso, o notebook caiu nas graças da crítica, mas cerca de 78 mil unidades nos Estados Unidos e mais 5,5 mil no Canadá vão precisar ser retornadas para a empresa pelo risco de incêndio.

A característica delicada das baterias de íon de lítio faz com que o risco de combustão seja alto, ou mesmo apenas de deformação do dispositivo por superaquecimento

O problema foi descoberto quando três unidades do modelo apresentaram superaquecimento em suas baterias. A Lenovo analisou o que poderia estar causando o defeito e chegou à conclusão de que havia sim um risco de incêndio nos Thinkpad X1 Carbon fabricados entre dezembro de 2016 e outubro de 2017.

Pequeno detalhe, alto risco

Um pequeno parafuso que não foi apertado como deveria é o que está causando o problema nas baterias dessa série do modelo. A característica delicada das baterias de íon de lítio faz com que o risco de combustão seja alto, ou mesmo apenas de deformação do dispositivo por superaquecimento, mesmo que nenhum acidente ainda tenha acontecido com os laptops da Lenovo, conforme a própria empresa informou.

aBateria de um Thinkpad X1 Carbon da Lenovo

Uma página oficial da Lenovo (em português) ensina a verificar se seu laptop foi afetado pela falha e explica como os consumidores devem proceder para realizar o recall.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *