Seu PC tem 997 erros no registro: Windows 10 vai combater scarewares

A proteção nativa do Windows 10 tem ganhado bons reforços nos últimos meses, como a função que blinda seus arquivos contra ransomwares. O próximo alvo é o scareware, um tipo de malware que tenta extorquir dinheiro do usuário com mensagens de terror, informando que seu computador está repleto de vírus ou que há erros no registro do Windows, por exemplo.

A Microsoft comenta que “houve um aumento nas versões gratuitas de programas que pretendem escanear computadores por erros, e então utilizam mensagens alarmantes e coercitivas para induzir os clientes a comprarem uma versão premium do mesmo programa”. A versão paga do software supostamente corrige os problemas encontrados pela versão gratuita.

Por isso, a empresa diz que atualizou seus critérios de avaliação para que softwares com mensagens alarmantes ou coercitivas sejam considerados malwares pelo Windows Defender. Isso inclui os aplicativos que “relatem erros de forma exagerada”, “exigem que o usuário pague para corrigir os erros” ou “requerem que o usuário aja em um período de tempo limitado para consertar os problemas”.

A partir de 1º de março, os scarewares serão detectados pelo Windows Defender e removidos do sistema. Já não era sem tempo.

Com informações: The Verge.

Seu PC tem 997 erros no registro: Windows 10 vai combater scarewares

via Tecnoblog

Deixe uma resposta