Óculos inteligentes da Intel projetam imagens com laser direto no seu olho

A Intel apresentou hoje (05) através de uma reportagem especial no The Verge os seus óculos inteligentes chamados Vaunt. Apesar de essa categoria de dispositivos eletrônicos ter ganhado má fama por conta do Google Glass, o dispositivo da Intel pode ser considerado completamente diferente, tanto no diz respeito ao design quanto no que toca sua lista de funcionalidades.

O Vaunt foi desenvolvido para mostrar notificações relevantes para o usuário em um canto do seu campo de visão que só fica acessível quando ele quer. Isso quer dizer que, caso você tivesse um desses, só veria notificações relevantes — provavelmente personalizadas por você — e poderia escolher quando conferi-las e quando ignorá-las. As imagens só aparecem quando você olha para o canto inferior direito do seu campo de visão.

intel vauntComponentes eletrônicos ficam na parte frontal interna das hastes

Para exibir esse conteúdo, a Intel desenvolveu um display a laser que projeta imagens na lente dos óculos que você usa e, em seguida, reflete isso diretamente na sua retina. A empresa explica que o laser se chama VCSEL e é tão fraco que não precisa de aprovação legal para produção. Isso quer dizer que a empresa considera esse tipo de laser completamente seguro para o usuário.

Praticamente todos os componentes eletrônicos do Vaunt foram desenvolvidos de forma customizada pela própria Intel para que fosse possível chegar ao tamanho miniaturizado que a empresa conseguiu. Os protótipos que a companhia mostrou ao The Verge pesavam apenas 50 gramas no total. Dieter Bohn, que testou os aparelhos, comentou que eles são completamente confortáveis.

Não há câmeras, microfones, botões ou área de gestos nos Vaunt

Diferente do que vimos no Google Glass, contudo, não há câmeras, microfones, botões ou área de gestos nos Vaunt. As hastes da armação são minimamente flexíveis para se ajustar à cabeça do usuário, e, para controlar a interface, é preciso fazer alguns movimentos curtos e discretos com a cabeça.

A Intel afirma que vai abrir ainda em 2018 um programa de acesso antecipando para desenvolvedores trabalharem com esses protótipos e criarem possibilidades de uso para a ferramenta. A empresa parece interessada em apenas fornecer a plataforma. Ainda assim, já foram imaginadas algumas utilidades como mostrar quem está te ligando ou mandando mensagens. Também seria possível receber direções do seu app de mapas direto nos óculos, sem ter que olhar a tela do celular.

vaunt

O fato de não haver muitos recursos ou funções no projeto Vaunt da Intel é proposital. Isso não só permitiu que os óculos pudessem ser feitos em um formato leve e completamente discreto, mas também possibilitou que os aparelhos não criassem nenhum desconforto social. Os óculos não gravam imagens nem sons, e ninguém consegue perceber quando o usuário está de fato vendo alguma coisa no display a laser.

Não há, no momento, nenhuma previsão de quando esses óculos poderão chegar ao mercado, mas eles funcionam com qualquer lente de grau ou simples, mas requerem uma medição das pupilas para funcionar. A estimativa de autonomia de bateria é de 18 horas de uso, essencialmente um dia inteiro.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *