Orca aprende a falar algumas palavras

Wikie, uma orca fêmea de 14 anos, vive no aquário Marineland, em Antibes, no sul da França. Ela foi a estrela de um estudo conduzido pela Universidade Complutense, de Madrid – e aprendeu a imitar sons humanos.

Ok: talvez ‘imitar’ seja uma palavra forte (confira no vídeo abaixo), mas depois de ser ensinada por sua treinadora, a orca foi capaz de reproduzir palavras como “olá”, “tchau tchau” e “um-dois-três”.

Depois de inúmeras tentativas, Wikie conseguiu repetir os comandos de sua treinadora – e é claro que a orca não está demonstrando compreensão do significado das palavras, mas a simples possibilidade de imitar os sons já deixou os pesquisadores surpresos, em mais uma demonstração da inteligência desses parentes dos hipopótamos.

O que mais chamou a atenção dos cientistas foi a capacidade que a baleia mostrou em flexibilizar sua capacidade vocal – e de compreender que a treinadora desejava que ela repetisse os sons.

Veja também

Jose Abramsom, um dos pesquisadores, falou à AFP sobre o feito. “Uma das coisas que desencadeou a evolução da inteligência humana foi a habilidade de imitar”, disse.

É isso. Dê um biscoito para o seu papagaio. Ele merece.

via Superinteressante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *