CPBR: Ford apresenta startup que facilita socorro de vítimas em emergências

Aproveitando seu espaço na Campus Party 2018, a Ford divulgou as três startups brasileiras que foram selecionadas para receber investimentos como parte do programa Ford Fund Lab. Entre elas, a Garatéa se destaca por sua proposta de alto impacto social, atuando junto ao serviço de emergência do SAMU para aumentar consideravelmente as chances de sobrevivência de pessoas com diversos tipos de problemas, desde acidentes até ataques cardíacos.

A ideia da startup é agilizar o atendimento inicial em situações emergenciais, especialmente em regiões de difícil acesso. Quando você entra em contato com serviços como o SAMU para solicitar socorro, normalmente tem que esperar entre 10 e 20 minutos até que o veículo chegue para iniciar o tratamento.

Ford Campus Party Garatéa

Nas regiões onde atua, a Garatéa permite que o próprio SAMU notifique uma rede de profissionais e voluntários treinados. Com isso, eles podem prosseguir até o local da ocorrência, iniciar medidas de pré-atendimento antecipadamente e repassar informações em tempo real para que os socorristas do SAMU saibam exatamente a situação, agilizando seu trabalho ao chegarem com a ambulância e aumentando as chances de sobrevivência das vítimas.

Facilitando a mobilidade urbana

Outra das startups selecionadas pela Ford é a Onboard Mobility, que desenvolveu uma solução que permite utilizar chatbots em redes sociais para efetuar recargas de bilhetes únicos de transporte público. Com o investimento, a empresa pretende integrar diferentes modais e serviços de mobilidade urbana ao mesmo tempo que otimiza sua ferramenta para torná-la “o mais seguro sistema de recarga e otimização do transporte do Brasil”.

Ford Campus Party startups

Por fim, a terceira startup destacada foi a Ubra, que oferece serviços de transporte particular por meio de carros para moradores de comunidades periféricas que foram excluídas por empresas maiores, como Uber e companhias de táxi. As três empresas foram selecionadas entre as 20 que passaram pelo programa de aceleração da Ford Fund em parceria com a Artemisia. Elas agora receberão um capital semente no valor de US$ 6,6 mil para aprimorarem suas soluções.

Por falar em Campus Party, a IBM está no evento com uma série de desafios bem legais com chatbots, inteligência artificial, programação e muito mais. Confira neste link.

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: