Consumo de energia poderá cair, mesmo com uso de tantos gadgets

Nas horas de trabalho e descanso, estamos cercados de aparelhos e tecnologia por todos os lados. Mesmo considerando a dependência dos smartphones e horas em frente à TV assistindo Netflix, o que se observa entre os norte-americanos é uma diminuição do consumo de energia. Isso se deve ao fato de as novas tecnologias se mostrarem mais eficientes nesse sentido. Pode ser que por aqui a gente ainda tenha muito o que adaptar e ajustar, mas esse é um bom resultado no horizonte, para nos guiar.

Segundo o site Popular Science, o consumo per capita de americanos caiu 7% entre 2010 e 2016. Algumas tecnologias encontradas com mais facilidade naquela região tiveram impacto nesse resultado. O próprio uso dos smartphones para tudo é um fator, já que, em vez de gastarmos a energia de várias fontes, como computadores e televisões, estamos nos concentrando em apenas uma.

Energia

No caso dos norte-americanos, também existia um enorme gasto ligado ao controle de temperatura interno das casas. Com o passar dos anos e avanços tecnológicos, foram feitas inovações que tiveram muito impacto nesse consumo, como os termostatos programáveis. Já com relação às refeições, o uso maior do micro-ondas no lugar do forno elétrico também foi um fator, pois ele gasta 80% menos energia para esquentar uma refeição.

Em um clima como o do Brasil, a tecnologia dos painéis solares fotovoltaicos poderá ser uma grande aliada na diminuição do consumo de energia elétrica. Sua instalação ainda é cara, mas seria uma opção interessante de se popularizar. Geralmente instalados em telhados, eles produzem energia por meio dos raios. Ao substituir os chuveiros elétricos por aqueles que funcionem com aquecedores, seria possível reduzir a conta de luz, sem contar que você estaria produzindo em um sistema independente. Seus benefícios são muitos, para o consumidor e para o meio ambiente.

painéis

A automação residencial também é uma opção tecnológica para reduzir o consumo energético. Ela ainda não é uma opção barata, mas no longo prazo é possível que se torne cada vez mais acessível e popular. Chamada de Domótica, essa inovação pode interligar tudo na residência: controle de iluminação, equipamentos de áudio, cortinas, câmeras, alarmes etc. Em edifícios empresariais, é mais comum encontrar essa tecnologia, que nos beneficia não apenas com um gasto mais controlado, mas também com segurança e conforto.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: