Agora temos um único padrão de carregamento wireless

Assim como na briga entre Betamax e VHS ou HD-DVD e Blu-ray, existem duas tecnologias que concorrem para se tornar o novo padrão de carregamento sem fio: Qi e Powermat. Ou melhor, existiam: os responsáveis pelo Powermat admitiram a derrota nesta segunda-feira (8) e se juntaram ao Wireless Power Consortium (WPC) para ajudar no desenvolvimento do rival.

O Qi vem se fortalecendo há muito tempo: ele foi adotado pela Nokia, Samsung, Apple e outras grandes empresas. Por isso, a Powermat informa em comunicado: “O Qi se tornou o padrão dominante de carregamento sem fio no mercado, e o recente lançamento da linha de iPhones é a evidência desse sucesso”.

É claro que o fato de os novos iPhones adotarem o Qi influenciou bastante na decisão: em setembro, quando a Apple anunciou os aparelhos, a Powermat foi obrigada a atualizar seus carregadores sem fio na Starbucks para suportar o Qi. O princípio básico de funcionamento é o mesmo nas duas tecnologias, então bastou uma atualização de software para que isso fosse possível.

No WPC, a Powermat vai colaborar com o desenvolvimento do Qi. Ela promete recargas mais rápidas e acredita que a unificação do padrão vai “acelerar a adoção e tornar mais conveniente que os consumidores usem carregamento sem fio onde quer que eles estejam”.

Com informações: Engadget.

Agora temos um único padrão de carregamento wireless

via Tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *