Apple agora faz parte de iniciativa para melhor compressão de vídeos online

Apple acaba de se unir à Alliance for Open Media, um grupo de companhias que tem como objetivo trazer uma nova tecnologia de download e streaming de vídeo que utiliza menos dados – que resultou no codec que veio a ser conhecido como AV1. A iniciativa, que já tem nomes como Amazon, Facebook, Google e Microsoft, foi criada em 2015, mas só agora a Maçã resolveu se unir discretamente a ela, como notado pelo site CNet.

Para quem não conhece o projeto, a Alliance for Open Media veio como uma tentativa de criar um padrão mais unificado do que o codec H.264, desenvolvido pela HEVC, que praticamente dominava todo o mercado. O uso do formato teria sido fontes de dores de cabeça constantes por quaisquer empresas que quisessem utilizá-lo, visto que elas precisavam lidar com três grupos de licenciamento de patentes diferentes – além de pagar altas taxas de royalties.

Qual o objetivo da Apple com o AV1, por sua vez? Até agora isso é um mistério, visto que a companhia não deu qualquer declaração sobre o assunto. Mesmo assim, não é preciso muito para que fique óbvio o quanto isso deve ajudar tanto as empresas quanto o público para o streaming de vídeos daqui para a frente.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *