Microsoft vai parar de produzir adaptador do Kinect para Xbox One

A Microsoft jogou a última pá de cal no túmulo do Kinect. A empresa anunciou que vai encerrar a produção do adaptador da câmera para o Xbox One S e Xbox One X.

Ao contrário do modelo inicial, as versões mais recentes do Xbox One não possuem entrada nativa para o Kinect. Quem já tinha (ou comprou) o aparelho e queria usá-lo no console precisava do adaptador USB, que foi descontinuado.

Kinect 2.0

“Após uma cuidadosa análise, decidimos parar de fabricar o adaptador do Kinect para o Xbox para focar nossa atenção no lançamento dos acessórios para Xbox One e Windows 10 mais novos e mais requisitados pelos fãs”, disse um porta-voz da Microsoft ao Polygon.

Lançado em 2010 para o Xbox 360, o Kinect foi a aposta da Microsoft para os controles baseados em movimento, que já fazia sucesso com o Nintendo Wii. Diferente dos outros acessórios, o Kinect utilizava uma câmera que rastreava todos os movimentos do usuário, e não apenas os das mãos. O aparelho chegou a fazer parte do pacote básico do Xbox One, mas foi retirado após reclamação dos consumidores – e para competir com o valor do PlayStation 4.

Kinect para Xbox 360

No entanto, a empresa já vinha dando sinais de que o fim do Kinect estava próximo. Desde 2015, a dashboard do Xbox One não oferece mais suporte aos comandos por gestos utilizando a câmera, e, atualmente, os comandos por voz podem ser feitos com qualquer headset. Alguns jogos exclusivos para o acessório, como Disneyland AdventuresRush: A Disney-Pixar Adventure e Zoo Tycoon, chegaram a ser relançados para o Xbox One X sem suporte ao aparelho.

Por fim, em outubro de 2017, a Microsoft também encerrou a produção do próprio Kinect. Na época, a empresa divulgou que ainda venderia o adaptador por US$ 39,99 lá fora, e que aquele não era o “fim da jornada para a tecnologia” do acessório.

Apesar de ser sido utilizado em outros tipos de projetos além dos games, parece que, com o encerramento da produção do adaptador, pelo menos para os novos consumidores, o Kinect está (finalmente?) morto.

Microsoft vai parar de produzir adaptador do Kinect para Xbox One

via Tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *