Lightroom, da Adobe, agora usa inteligência artificial para editar fotos

A Adobe liberou recentemente atualizações para o seu ecossistema de edição de fotos Lightroom CC (incluindo versões para Mac, Windows, iOS, Android e web, bem como Lightroom Classic CC e Adobe Camera Raw). Dentre as novidades mais interessantes está as configurações automáticas, que agora passam a utilizar inteligência artificial (IA), machine learning e redes neurais – tecnologia conhecida como Adobe Sensei – para trazer melhores resultados nas edições de imagens.

Para fotógrafos, esse pode ser um update interessante, visto que geralmente eles passam longe dessas configurações automáticas exatamente por não trazerem o tipo de ajustes adequados. “O novo Auto Settings cria uma imagem melhor a partir da análise da sua foto e a compara com centenas de fotos editadas profissionalmente para elaborar uma imagem mais bonita e agradável”, afirma Sharad Mangalick, gerente de produtos sênior da equipe de Imagem Digital da Adobe, em um post no blog da empresa.

adobe lightroom

Isso significa que, ao invés de tentar advinhar qual a configuração melhor para colocar na imagem, a câmera compara a cena com uma porção de fotos já editadas e baseia sua decisão em exemplos reais. Claro que isso não significa que todas as imagens sairão já definidas de forma impecável, mas as melhorias são consideráveis e podem reduzir o tempo de pós-edição. Para amadores, as vantagens estão em tirar fotos mais bonitas.

O que mais esperar da atualização?

Dentre outras novidades, está o “Split Toning”, que permite editar efeitos nas cores, criando imagens no estilo preto e branco e sépia, por exemplo. Também é possível mudar a data da captura das fotos – assim, é possível garantir que as imagens estarão organizadas corretamente mesmo que o fotógrafo tenha se esquecido de modificar o fuso horário.

adobe lightroom

Também é possível habilitar o full screen para visualizar imagens.

Para dispositivos Android, a atualização traz um maior controle de gerenciamento de storage. Além disso, o app recebeu correção de bugs e, com isso, erros que impediam que usuários de smartphones Huawei importassem imagens, bem como usuários do Pixel 2 exportassem fotos foram resolvidos. Além disso, usuários de Samsung agora podem instalar versões anteriores do programa normalmente.

Para usuários iOS, o update permite criar e personalizar marcas d’água para serem inseridas automaticamente quando uma imagem for exportada do Lightroom CC. A atualização também trouxe melhorias na qualidade de imagens capturadas no modo HDR.

Para saber mais recursos disponíveis com a atualização, visite o blog da Adobe.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *